.
10 dicas para quem quer deixar de ser impontual

10 dicas para quem quer deixar de ser impontual

Acredita-se que a cada cinco pessoas uma é impontual. Por isso, cientistas e empresários realizam diversos estudos para entender as causas e efeitos destes atrasos. Os estudos mostram que ser pontual traz diversos benefícios financeiros e emocionais e que uma pessoa que é impontual é capaz de mudar. Neste artigo, vamos falar sobre algumas razões para as pessoas se atrasarem e daremos 10 dicas para deixar de ser impontual.

“A pontualidade é uma das principais características das pessoas bem sucedidas”
Izael Dantas

Por que as pessoas se atrasam?  

Em 2012, uma pesquisa mostrou que mais da metade da população da Inglaterra se atrasa para compromissos de trabalho pelo menos cinco vezes no mês. Este estudo foi capaz de identificar características psico e fisiológicas que explicam o inconveniente:

  • O corpo quer atrasar: Pessoas que vivem em cima da hora estão em busca de adrenalina. Assim como existem os loucos por montanhas russas, também têm aqueles que adoram chegar cinco minutos atrasados.
  • Otimismo em excesso: Indivíduos que atrasam costumam ter planos impraticáveis, acreditando que conseguem realiza-los. No estudo feito por Diana DeLonzor, enquanto escrevia a obra Never Be Late Again: 7 Cures for the Punctually Challenged, foi identificado que a percepção de tempo é muito diferente para quem é pontual e para quem se atrasa.
  • Falta de atenção: Um estudo da World Health Organization revelou que pessoas com Desvio de Déficit de Atenção e Hiperatividade perdem, em média, a produtividade de 143 dias em um ano. Para os psicólogos, assim como quem é impontual, eles são “insensíveis ao tempo”.
  • Insegurança: Algumas pessoas simplesmente gostam que outros esperem por elas. Isso traz confiança e poder, como conta a pesquisa de DeLonzo.

Há como deixar de ser impontual?

Sejam quais forem as razões para os seus atrasos, existem possibilidades para melhorar. Confira abaixo, 10 dicas para quem quer deixar de ser impontual:

  • Observe o que te faz perder tempo e tente limitar isso. Escreva em uma agenda o quanto demora para realizar cada uma das atividades e calcule com os seus planos para conseguir concluir tudo. Ter horário para iniciar e terminar as coisas também pode ajudar. Saber a hora para terminar uma atividade vai fazer você devagar menos e se concentrar no momento. Não se sabote, cumpra seus horários.

  • Tente ser mais organizado. Quem é impontual muitas vezes não consegue chegar no horário por desorganização. Quando saem de casa, esquecem o celular, não conseguem achar as chaves, não prepararam a mochila ou bolsa etc. Ter um lugar certo para guardar as coisas, organizar a bolsa com antecedência e calcular cinco minutos a mais para a hora de se arrumar faz toda diferença.

  • Leve em conta uma margem de erro. Não conte o tempo como se não houvesse trânsito ou sem pensar em nenhum imprevisto. Deixe ao menos uma margem de 20 minutos. Se não acontecer nada que te atrase e você chegar antes, aproveite para tomar um café, ler um livro ou revisar os compromissos da semana. É melhor chegar 10 minutos adiantado do que se atrasar.

  • Não prorrogue o momento de levantar depois que o alarme tocar. Muitas pessoas adoram desligar o despertador e voltar a dormir por cinco minutos. Mas, esses cinco minutos a mais podem te prejudicar. Deixe para dormir mais aos fins de semana e não em dias que outras pessoas dependem de sua presença. Coloque o despertador longe da sua cama, se forçando a sair do conforto para desliga-lo. E não volte para cama, inicie seu dia, vá ao banheiro, tome um banho, faça o café e dê sequência à rotina.

  • Calcule precisamente o tempo de cada tarefa. Não faça essa contagem pelo tempo que gostaria de demorar, mas sim pelo que realmente precisa. Em quanto tempo consegue escolher uma roupa, tomar café da manhã e se maquiar? Quanto demora seu trajeto até o trabalho, a caminhada até a estação, o caminho de carro, a descida de escada… O ideal é que você consiga detalhar o máximo possível. Caso faça baldeação, ande até pegar o ônibus, precise abastecer, é necessário contar estes detalhes.

  • Crie o hábito de usar relógio e consulta-lo. O celular vem substituindo o relógio de pulso, mas é bem mais simples olhar a hora nele do que tirar o telefone do bolso ou bolsa.

  • Assuma um compromisso de chegar 10 minutos antes em qualquer compromisso. Ao menos até que consiga aprender a administrar melhor o seu tempo. Quando atingir esse objetivo, pode se propor a chegar apenas cinco minutos antes e depois dois. Desta forma, não vai correr riscos. É preferível esperar os outros do que o contrário.

  • Planeje seus compromissos de forma racional. Se você encher sua agenda com atividades em excesso e tempos inviáveis para cumpri-las, é normal que se atrase. Escreva apenas o que acha viável e determine horários com folga para conseguir cumprir. De forma secundária, anote outros temas pendentes que não sejam urgentes e possam ser feitos caso sobre tempo.

  • Se for uma pessoa distraída, programe lembretes e anote o que precisa fazer. A memória para trabalho, também chama de memória de curto prazo, é limitada. Não abuse da sua capacidade de lembrar, pois assim vai esquecer de coisas que precisará resolver fora do horário de expediente e que vão desorganizar todas as outras atividades que planejou.

  • Não hesite em dizer não. Pessoas que são muito solícitas geralmente têm problemas para negar favores. Elas fogem de conflitos, querem ajudar a todos e acabam se sobrecarregando. Ter compromissos em excesso deixa sua agenda lenta e propícia a atrasos. A pessoa que te pede um favor conta que talvez você não possa ajuda-la. Priorize os seus compromissos e dedique apenas o tempo que sobrar para atender os outros.

Ser impontual faz mal para você e para aqueles com quem convive. Não é uma boa característica para seu trabalho ou vida pessoal. Tente resolver isso.

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.