.
10 coisas para pensar quando se sentir ansioso

10 coisas para pensar quando se sentir ansioso

A ansiedade traz uma sensação de nervosismo mesmo antes que as coisas aconteçam, como em um primeiro encontro, uma mudança de casa, uma entrevista de emprego, entre outras situações. As mãos começam a suar, o coração bate acelerado e ficamos com um frio constante na barriga. Se sentir ansioso pode causar dificuldades para cair no sono, relaxar ou se concentrar em alguma coisa, pois seus pensamentos estão agitados dentro da cabeça. O apetite também pode ser afetado, fazendo-o perder a fome ou comer demais. Você pode chorar desesperadamente, ou ter vontade de buscar a tranquilidade no colo de alguém.

Pessoas sensitivas costumam ser mais criativas e ter uma mente ativa, mas isso também as torna mais suscetíveis a ter ansiedade. Nossos pensamentos podem projetar qualquer tipo de situação negativa para alimentar a ansiedade e torna-la cada vez pior. Por conta de uma diferença biológica no sistema nervoso, tendemos a absorver mais estímulos do ambiente – como detalhes que outros não sentem e até a emoção das pessoas – o que leva a uma sobrecarga emocional.

“A ansiedade e o medo envenenam o corpo e o espírito”
George Bernard Shaw

10 coisas para pensar quando se sentir ansioso

Para aliviar este sentimento que pode te prejudicar, conheça 10 coisas para pensar quando se sentir ansioso.

  • A ansiedade é apenas uma consequência da sua particularidade

    Quando somos criativos, sensitivos ou muito perceptivos, é natural se sentir ansioso. Mas, você não deve ficar mal por ser assim. Pense nas coisas boas da sua personalidade como ter mais empatia pelas pessoas, notar coisas que a maioria não percebe, se inspirar naturalmente e aprender coisas novas com facilidade.

  • As coisas passam e os sentimentos mudam

    A forma como você está se sentindo no momento não será a mesma daqui a dez minutos, dez horas, dez dias ou dez anos. Os sentimentos são temporários, assim como a previsão do tempo, podem mudar rapidamente. O motivo que te faz sentir ansioso hoje, pode já não fazer mais sentido amanhã. Tudo vai passar e as coisas vão melhorar. “Nada é permanente neste mundo cruel — nem mesmo nossos problemas”, disse o ator e cineasta Charlie Chaplin.

  • Converse com alguém que confia

    A ansiedade pode surgir a partir de um momento solidão, assim como é um sentimento solitário, o que torna tudo um ciclo vicioso. Converse com alguém em quem confia e fale sobre seus sentimentos e as situações que está lidando. Apenas desabafar já fará com que se sinta bem melhor. Além disso, explicar o que sente para outra pessoa pode te ajudar a entender o que realmente é real ou não.

  • Determine limites claros nos seus relacionamentos

    Caso seus relacionamentos estejam te deixando ansioso, você deve determinar limites mais firmes e claros, ou mesmo permitir que algumas relações acabem. Precisamos deixar ir aquilo que já não nos faz mais bem. Não se sinta mal caso isso for necessário.

  • Não corra do que te assusta

    Tentar evitar situações ou pessoas que te deixam ansioso só vai piorar as coisas a longo prazo. Tenha coragem para enfrentar o problema, independente das consequências. Diga a si mesmo que é apenas um medo e que você pode superar isso.

  • Não é possível controlar o que acontece em sua vida, mas sim como você reage

    O médico considerado pai do campo de pesquisa sobre estresse, Dr. Hans Selye, escreveu: “Não é o estresse que nos mata, é nossa reação a isso”. Assim também funciona com a ansiedade. Apenas nós mesmos podemos controlar a reação que temos às coisas que acontecem em nossas vidas.

  • Sua ansiedade não vai mudar nada

    Se sentir ansioso apenas faz com que perca tempo, e não te aproxima das suas metas de vida. A ansiedade funciona como uma cadeira de balança, ela te movimenta, mas não leva você a lugar algum.

  • Teste técnicas de relaxamento

    Você pode usar técnicas de respiração de Yoga, fazer um chá de camomila, se exercitar de maneira vigorosa – queimando a adrenalina gerada pela ansiedade – entre diversas outras estratégias para relaxar e não se sentir ansioso.  Quando a ansiedade bater, tome um banho quentinho, ouça músicas que gosta, agende uma massagem, distraia-se lendo ou assistindo Netflix, existem inúmeras atividades que podem te ajudar.

  • Enxergue as coisas como elas realmente são

    Se controle para não tornar as situações maiores do que elas realmente são. O cientista de comportamento, Dr. Steve Maraboli, escreveu:  “Eu juro que nada é tão caótico como parece ser. Nada pode custar a sua saúde, nada vale a pena se te envenena com estresse, ansiedade e medo”.

  • No fim, tudo ficará bem

    Você não vai morrer pelo motivo que te deixa ansioso no momento. Caso esteja falido, vai ficar bem. Se vai perder um show, um amante ou a casa, ainda vai ficar bem. Perder o emprego, partir o coração, perder a competição, tudo isso dói, mas também te deixa mais forte. Converse com alguém que já viveu situações parecidas, vai te fazer bem.

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.