.
Você sabe o significado de um filtro de sonhos? Descubra!

Você sabe o significado de um filtro de sonhos? Descubra!

Hoje em dia o filtro de sonhos pode ser encontrado em qualquer loja de produtos exotéricos, é muito comum que as pessoas o utilizem como objeto de decoração muitas vezes sem nem imaginar o significado que ele tem. Descubra qual é e como o filtro de sonhos funciona.


A origem e função do filtro de sonhos

Em busca de respostas? Faça as perguntas que sempre quis numa Consulta de Vidência.

10 min de consulta por telefone SÓ R$ 5.

Apesar do uso do filtro de sonhos já estar espalhado por todo o mundo, a sua origem é americana. Os índios americanos Ojibwe, nação indígena que viva na região dos Grandes Lagos Americanos e também em parte do Novo México tinham uma relação muito forte com os sonhos e por isso desenvolveram o dream catcher (traduzido do inglês: apanhador de sonhos. No Brasil é mais conhecido como filtro dos sonhos).

Os índios dessa tribo acreditavam que quando a noite cai e nós pegamos no sono o ar do nosso quarto se enche de sonhos, bons e ruins. Mesmo os pesadelos eram considerados como positivos pelos índios pois eles transmitiam uma mensagem do Grande Espírito para nós. O problema é que junto dos nossos sonhos, encontram-se no ar também outros sonhos ruins e energias negativas que não são nossas, mas nos são enviadas – e eles podem nos fazer mal. É aqui que entra a função do filtro de sonhos: eles servem para separar os sonhos e energias ruins dos nossos sonhos que nos são benéficos. Os filtros dos sonhos são feitos com uma teia emaranhada de fios coloridos com um círculo no meio. Os bons sonhos sabem exatamente por onde passar, no buraco central do filtro, enquanto os sonhos e energia ruins ficam presos no emaranhado de fios. Quando os primeiros raios de sol do dia aparecem, esses maus sonhos desaparecem. 

As penas presas no filtro de sonhos também têm significado: os originais tinham penas de coruja (que traziam sabedoria) ou de águia (que trazia coragem) a quem dorme naquele quarto.


A lenda do filtro de sonhos

Reza a lenda entre os indígenas que o filtro dos sonhos nasceu por meio de uma aranha. Uma aranha tecia sua teia tranquilamente, e uma senhora de idade observava atentamente o seu minucioso trabalho. Seu neto, ao ver a aranha, logo apanha um chinelo para matá-la. A senhora o impede, e deixa que a aranha continue o seu trabalho. Agradecida, a aranha diz à senhora: “Obrigada por salvar à minha vida. Por isso, vou te dar uma recompensa. Na próxima lua nova vou fiar uma teia em sua janela, forte e resistente. Ela terá um furo central e terá uma função: todos os seus sonhos ruins irão ficar presos nesta teia, mas os sonhos bons já saberão o caminho e atravessaram o buraco central. Todos os sonhos ruins e energias negativas ficaram longe do seu sono”. E assim se fez: na manhã em que a teia esteve pronta, uma brisa trouxe penas de pássaros que estavam do lado de fora, que ficaram presas à teia e assim foi formado o primeiro filtro de sonhos.

Não perca também: Mais de 500 significados de sonhos ►


Descubra a sua orientação espiritual! Encontre-se!

Gostou? Compartilhe!