.
Você sabe o que é Terapia Holística? Descubra

Você sabe o que é Terapia Holística? Descubra

Muito se houve falar sobre a Terapia Holística mas poucas pessoas entendem de verdade o seu significado. Veja no artigo o que é, como funciona e como escolher um bom profissional de terapias holísticas.

Origem do nome Terapia Holística


O nome teoria holística vem da palavra holos que significa todo, inteiro. O princípio deste tipo de terapia é tratar do ser humano como um todo. Como assim? Nós somos formados por elementos físicos, emocionais, mentais e espirituais mas normalmente só damos atenção aos problemas e doenças do corpo físico. As terapias holísticas enxergam o ser humano como um todo e não como um fragmento do real, ela tem por objetivo tratar de todos os âmbitos da pessoa, concentrando não apenas nos sintomas mas também nas causas que a afligem naquele momento.

Relacionado: Florais de Bach: o simples tratamento para uma mente sã


O tratamento de doenças pelas terapias holísticas

Em busca de respostas? Faça as perguntas que sempre quis numa Consulta de Vidência.

10 min de consulta por telefone SÓ R$ 5.

As terapias holísticas entendem que as doenças acometem o nosso corpo quando nós nos desligamos do nosso espírito, quando perdermos a fé em nós mesmos e não acreditamos (ou não enxergamos) o nosso potencial.  Essa ausência de fé gera pensamentos negativos, confusos e densos, afastando nossa energia e leveza.

Como a física quântica já comprovou que todo pensamento gera uma emoção, a terapia holística percebe que esses pensamentos negativos e pessimista irão trazer emoções também negativas, como o mau humor, o ressentimento, a raiva, etc. Ao convivermos diariamente com esses pensamentos e emoções pesadas e negativas nosso corpo somatiza essas debilidades, e elas são expressas tanto no nosso corpo mental (com depressões, tristeza, apatia) como no nosso corpo físico (como doenças, dores e disfunções).

Não perca também: O alinhamento dos seus chakras com cristais 


As terapias holísticas praticadas no Brasil

No Brasil, as terapias holísticas mais praticadas e conhecidas são a Yoga, a Acupuntura, o Reiki, o Shiatsu, Ta-Chi-Chuan, uso de Florais, Do-In, Reflexologia e Medicina Ortomolecular, entre outras. A maioria das terapias holísticas é baseada em medicinas orientais milenares, como a Medicina Tradicional Chinesa e Medicina Ayurveda. Muitas pessoas que eram descrentes nesse tipo de terapia hoje são adeptas e sentem-se muito bem em praticá-las e estarem em contato com o seu eu integral. Essas terapias são excelentes para aliviar o estresse, dores, combater e prevenir depressão, ansiedade, TPM, insônia e muitos outros problemas de saúde. Cada técnica tem sua potencialidade para descobrir o que causa desequilíbrio em cada pessoa e como ela poderá encontrar a cura dentro de si.

Leia também: 5 Terapias Alternativas para Relaxar e evitar dores


Os terapeutas holísticos são como os médicos?

Não, um terapeuta holístico não é médico nem doutor, nem pode utilizar termologias típicas da medicina como tratar a pessoa por paciente, prescrever receitas, dar diagnósticos, etc. Um bom terapeuta holístico é aquele que respeita o próximo e busca, através de seus conhecimentos, ajudar a evolução da humanidade. Por isso, ele deve ter uma boa formação na terapia que realiza, pesquisar e atualizar os seus métodos e ter experiência naquilo que ele pratica.


Como escolher um bom terapeuta (ou um bom local para frequentar terapias holísticas)?

Nesses casos, a recomendação é o mais indicado. Procure saber as procedências do terapeuta e do local, veja a opinião de pessoas que frequentam ou já frequentaram. Saiba se o estabelecimento tem alvará para funcionar e se possui um local apropriado para atender. Converse com o terapeuta, peça a ele explicações sobre a terapia que ele utiliza e veja se você sente ou não confiança nele.

O importante é que você não deixe de cuidar do seu corpo, mente e espírito. Portanto, pesquise sobre as terapias holísticas e veja qual delas mais lhe agrada. Todas possuem técnicas milenares de cura e equilíbrio e com certeza pelo menos uma delas irá contribuir para o seu bem estar.

Recomendado para si: Medicina Ayurvédica: as chaves para o equilíbrio


Descubra a sua orientação espiritual! Encontre-se!

Gostou? Compartilhe!