.
Umbanda – veja o significado das cores das rosas nos rituais

Umbanda – veja o significado das cores das rosas nos rituais

As rosas são muito utilizadas nos rituais da Umbanda, em alguns casos elas apenas enfeitam e em outros elas cumprem papel essencial. Cada cor da rosa tem um significado diferente, confira abaixo.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Quero a Ajuda Espiritual!

A função das rosas na Umbanda

As rosas são utilizadas na Umbanda com a função de auxílio na cura de doenças físicas e espirituais. Elas são capazes de aliviar dores quando ativadas em defumadores e óleos essenciais, ajudam a filtrar energias negativas, olho gordo e afastar o poder de feitiços do mal. As rosas têm o poder de reestabelecer a energia positiva no local e na pessoa, atrair a energia do amor e da saúde. Nos rituais de Umbanda, são utilizadas para limpeza, proteção e descarrego.


O significado de cada cor de rosa na Umbanda

Veja o uso de cada cor de rosa nos rituais:

Rosas Vermelhas

Vermelho é a cor do amor e da paixão, por isso são utilizadas em rituais para aumentar a libido e a sensualidade. É uma cor altamente estimulante, portanto é utilizada também quando se deseja livrar do poder de espírito de baixas energias, descarregando energias negativas. O seu poder energético também é utilizado em banhos contra a depressão, indica-se realizar esse banho com rosas vermelhas na primeira lua crescente do mês.

Outra relação das rosas vermelhas na Umbanda é a relação com as Yabás (As orixás femininas): Iansã, Nanã, Oxum e as entidades ciganas e pombagiras.


Rosas Brancas

As rosas brancas estão associadas à paz e à pureza, por isso são utilizadas em rituais que buscam a harmonização do ambiente e busca da paz interior. Essa cor de rosas também protege contra energias negativas, purifica sentimentos negativos, estimulam o perdão e a compaixão.

A ação dessa cor de rosa é tão suave que pode ser utilizada até em grávidas, crianças e bebês.  Está relacionada aos Orixás Oxalá e Iemanjá.


Leia também: Afinal, o que é Umbanda? Descubra no artigo


Rosas cor de rosa

As rosas cor de rosa estão relacionadas à energia do carinho, afeto e amizade, auxiliam na conexão com a divindade interior que vive em cada uma de nós e desenvolve o sentimento de amor próprio, passividade e humildade. É utilizado em rituais em que as pessoas precisam de perdão, precisam perdoar os outros e para reconhecer erros do passado. Esta cor está ligada a algumas orixás femininas como Iemanjá, Ewá, Iansã, Oxum e aos Erês.


Rosas amarelas

As rosas amarelas são indicadas para rituais em que é preciso aumentar a alegria no ambiente, trazer leveza, bem-estar e a energia da prosperidade. É uma cor de rosa que eleva a mente e a equilibra, sendo amplamente utilizada para processos de limpeza espiritual. Quem tem dificuldade de concentração e precisa de foco para passar em provas e concursos também pode utilizar do poder desta cor de rosa. É relacionado aos Orixás Iansã e Oxum.


Leia também: Saiba tudo sobre Umbanda – das origens aos rituais


Rosas Azuis e Pretas – rosas raras

Essas cores de rosas são raras, mas também possuem grandes poderes em trabalhos na Umbanda. A rosa de cor azul é utilizada para barrar energias negativas, afastar inimigos e para fechar o corpo contra ameaças espirituais. São normalmente ligadas a Iemanjá ou Oxum. Já a rosa de cor negra é utilizada para trabalhos de amarração, para eliminar feitiços e purificar o astral. É utilizada também em rituais de cura de doenças graves e como um descarregador de energias positivas – com poder semelhante ao do sal grosso, mas com uma vantagem importante: não arrasta a energia positiva junto da negativa, sendo, portanto, mais efetiva.


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Jornalista, mestre em Ciências da Comunicação e escolheu esse destino por amar ler e escrever desde criança. Vive conectada à internet, não perde uma novidade do cinema, da música e da literatura e busca constantemente a evolução pessoal e espiritual

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada:

Gostou? Compartilhe!