.
Uma lágrima para cada Dosha - o que elas dizem sobre você

Uma lágrima para cada Dosha - o que elas dizem sobre você

Chorar de tristeza, chorar de alegria, chorar por estar maravilhado, chorar de tanto rir. As lágrimas surgem por diversas fontes emocionais, e de maneira alguma precisam estar atrelada somente à dor e tristeza. O que nem todos sabem é que, de acordo com a Ayurveda, cada lágrima representa um dosha específico, capaz de designar sua posição, seu gosto e sua motivação.


O significado das lágrimas de acordo com cada dosha

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Encontre já o seu Bem Estar Espiritual!

Aceito a ajuda! >
Elas são expressões de nossas emoções estados mentais. São intensas e representam reações extravasadas, sinceras e repletas de significados. No entanto, a Ayurveda nos ensina que cada dosha, dos três existentes, é capaz de caracterizar, dar forma e sentido para cada uma dessas manifestações. Veja a seguir o que eles podem dizer sobre a lágrima que se forme em seus olhos.


Vata

As lágrimas de Vata são lágrimas de medo e insegurança, e elas escorrem pela parte interna dos olhos. Elas podem ser um tanto quanto amargas ao gosto, e caem sempre que estamos sobrecarregados, ou quando nos encontramos em situações que nos fogem do controle.

Elas são recheadas de nervosismo e todos nós podemos tê-la – não sendo exclusiva a pessoas com o Vata dominante. Lembre-se sempre que todos possuem cada dosha – todos os três – dentro de si, somente em diferentes quantias. Essas diferentes combinações é que são responsáveis por nos tornar únicos.


Leia também: Energize seus chakras com massagem Ayurvédica.


Pitta

As lágrimas de Pitta são salgadas ao gosto e geralmente surgem da raiva e frustração. Inveja, ciúmes e competitividade pode ocasionar as lágrimas de Pitta também. Elas escorrem pelo centro dos olhos, e são elas aquelas responsáveis por deixar gotas salgadas em nossas bochechas. Afinal, o salgado é relacionado à Pitta, pois esse é o sabor que oferece intensidade à tudo o que toca: sopas, banhos ou lágrimas de raiva.


Leia também: Noz moscada - a popular e poderosa erva medicinal e ayurvédica.


Kapha

Por fim, a Ayurveda nos diz que as lágrimas de Kapha são gotas de compaixão, amor e alegria. Essas lágrimas são resultado de ter presenciado ou pensado em algo que achou bonito ou delicioso. Chorar de tanto rir também são lágrimas de Kapha.

Elas escorrem pelo canto externo dos olhos e, às vezes, são também lágrima de pesar, quando nos lembramos das pessoas amadas que já se foram. São lágrimas de amor pela família, pelo país, pela natureza e pela fé – tudo se torna doce, pois são todas movidas por Kapha.

De acordo com a teoria dos três doshas da Ayurveda, o sabor doce é feito de terra e água, assim como Kapha é composto; o salgado é feito do fogo e da água, como Pitta; e o amargo, de éter e ar, assim como Vata.

Da próxima vez que precisar recorrer a um lenço para amparar suas lágrimas, considere analisar o que elas estão te dizendo – assim você poderá enxuga-las enquanto aprecia esse significado. Afinal, muitas são as vezes que choramos e nem sequer sabemos o porquê. Saber a razão, associando-a ao dosha correspondente poderá te confortar, seja para limpar essas lágrimas, ou sentir-se grato por elas.


Leia também: Vata, Pitta ou Kapha? Descubra seu Dosha através do teste ayurveda.


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

Heloisa Von Ah Heloisa Von Ah

Designer e redatora, respira arte desde que se entende por gente. Apaixonada por gatos, literatura, cinema e músicas que já ninguém mais se lembra, vê na calmaria e na simplicidade o cenário ideal para se viver. Aprendeu de tudo um pouco, de instrumentos musicais a artes marciais; e não vê a hora de mais, já que a vida não pode parar

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada: