.
Udwarthana: a Ayurveda em favor da boa forma

Udwarthana: a Ayurveda em favor da boa forma

Para quem busca pela boa forma aliada a uma série de benefícios para o corpo e a mente, a Udwarthana pode ser a alternativa ideal que a Ayurveda tem a oferecer. A técnica em questão nada mais é que uma poderosa massagem energizante, onde são utilizados pó de ervas como princípio ativo e intermediador entre a energia do terapeuta e o paciente.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Encontre já o seu Bem Estar Espiritual!

Aceito a ajuda! >

Tal tratamento indiano funciona através dos mesmos movimentos aplicados pela Abhyanga – a massagem com óleos vegetais diversos -, entretanto possui outras finalidades e recomendações.

Leia Também: Doshas: conheça os elementos que definem um biotipo na Ayurveda

Udwarthana, a massoterapia ayurvédica através do pó de ervas


Direcionada principalmente para pacientes que possuem o dosha Kapha em desequilíbrio ou como Prakriti - seu dosha dominante -, a massagem Udwarthana leva a massoterapia ayurvédica a um novo patamar, promovendo o bem estar através da desintoxicação e modelagem dos corpos.

Indicada para casos de gordura localizada, indisposição, sensação de peso e cansaço sobre o corpo e pacientes que procurem promover uma esfoliação completa do corpo, removendo todas as células mortas. Biotipos com facilidade para ganhar peso também estão inclusos entre as indicações do procedimento.

Durante o procedimento, são aplicados pó de ervas fino de plantas perfumadas sobre o paciente, friccionadas de uma maneira específica a promover o relaxamento e bem estar. Abrangendo a utilização de especiarias como o manjericão, gengibre, vacha, cúrcuma, dentre tantas outras, muitas de suas ervas possuem propriedades adstringentes e estimulantes do metabolismo.

Veja também:

 

Preparado especialmente de acordo com cada biótipo, esse pó tem a finalidade de ativar a camada dérmica, penetrando suas propriedades entre os poros.

Entre os resultados, a Udwarthana diminui as toxinas corporais, combate a gordura localizada, além de celulites e estrias, estimula o bom funcionamento do metabolismo, tonifica a musculatura e ainda equilibra a oleosidade natural da pele, retirando os excessos de óleo e umidade.

A massagem Udwarthana foi utilizada durante milênios como ritual de beleza entre as princesas indianas, tamanhos os efeitos estéticos que poderia se obter através dessa técnica específica.

Ela é contraindicada somente em casos de pessoas onde o biótipo seja muito magro, que possuam pele seca ou estejam com feridas não cicatrizadas. Além dessas ressalvas, a Ayurveda recomenda o uso da Udwarthana até mesmo para mães no processo de emagrecimento pós-parto, atuando como uma espécie de drenagem linfática.

Leia Também: Vata, Pitta ou Kapha? Descubra seu Dosha através do teste ayurveda

Veja uma aula de Udwartana Ayurveda

Veja também:

Gostou? Compartilhe!