.
Como utilizar terapia floral contra o estresse pós-traumático

Como utilizar terapia floral contra o estresse pós-traumático

O estresse pós-traumático é uma espécie de distúrbio de ansiedade, o qual está intimamente relacionado a alguma experiência de vida capaz de gerar traumas profundos. Em geral, essa é uma condição que exige acompanhamento psicológico e, em alguns casos, auxílio complementar à base de medicamentos durante o tratamento. No entanto, a terapia floral pode ser uma forma alternativa de equilíbrio ao corpo e mente dessas pessoas.

Tratamento floral contra o estresse pós-traumático

Um floral é consiste basicamente em uma essência retirada de flores específicas, ainda de que forma concentrada; mas a grande questão aqui são os aspectos energéticos dessas essências. A ciência dos florais afirma que as flores atuam como receptores de energias cósmicas irradiadas sobre a Terra.

Cada flor tem afinidade com uma energia diferente, e cada energia pode ser utilizada para um propósito, de modo que cada essência floral também possui uma utilidade individual.

O propósito dos florais é diferente dos medicamentos alopáticos, utilizado na medicina tradicional. Mesmo que também atuem amenizando alguns sintomas, o verdadeiro propósito deles é trabalhar a causa do problema. No caso, se está ansioso, ele não pretende apenas reduzir a ansiedade, mas resolver aquilo que a está causando.

Os florais são construídos para atuar de maneira contundente no campo emocional do ser humano. A terapia floral acredita que a grande maioria das doenças que assolam a humanidade são frutos de distúrbios emocionais, profundos ou não. É nesse ponto que ela vem a se tornar uma poderosa aliada no combate ao estresse pós-traumático, já que temos uma ampla gama de florais que podem atuar sobre as várias ramificações desse problema.


Clique Aqui: Terapia floral no combate às emoções negativas


Quais são os florais mais indicados para o tratamento?

A lista a seguir contém apenas alguns dos florais que podem ser utilizados no tratamento do estresse pós-traumático; segundo alguns especialistas da área, eles estão entre os mais recomendados devidos ao sintomas apresentados por esse distúrbio psicológico.

No entanto, os mesmos profissionais insistem que cada caso deve ser avaliado em particular, sendo essa apenas uma lista-guia para que aqueles que ainda nãos conseguiram encontrar o profissional correto ou não tem acesso próximo a nenhum deles.


  • terapia floral contra o estresse pós-traumático - Star of Bethlehem

    Star of Bethlehem

    O floral Star of Bethlehem, ou Estrela de Belém, é um dos mais como parte de uma estratégia para literalmente remover o trauma da pessoa. O Star of Bethlehem é um dos mais tradicionais florais e uma parte fundamental da famosa fórmula de emergência desenvolvida pelo Dr. Bach, juntamente com florais como o Rock Rose, Cherry Plum e Clematis.

    O floral da Estrela de Belém tem resultados excepcionais no combate aos efeitos posteriores ao trauma em si; não importa se esses efeitos são provenientes de traumas muito antigos ou mais recentes.

    Segundo o próprio Dr. Bach, o floral atua de maneira muito eficiente no sentimento de angústia e infelicidade destas pessoas. Sua função também inclui estimular sensações de conforto, afastando o vazio e a perda, comuns a esses casos.

Clique Aqui: Florais de Bach e a síndrome do pânico: causas e tratamento


  • terapia floral contra o estresse pós-traumático - Aspen

    Aspen

    Especialmente dedicado para aquelas pessoas que sabem que estão com medo, mas por algum motivo não conseguem entender de onde vem. Muitas vezes, nem sequer sabem dizer o que sentem ao certo, apenas que se enquadra no espectro do medo.

    Seja para efeitos do estresse pós-traumático ou não, o floral de Aspen serve para combater o medo desconhecido; seja uma pequena sensação de desconforto ou uma espécie de pressentimento de que algo muito ruim vai acontecer.

    Em algumas pessoas isso é tão intenso que se manifesta fisicamente, provocando alterações na pele ou nos cabelos. O Aspen procura combater essa situação ao trazer mais clareza emocional, permitindo que o próprio usuário seja capaz de entender melhor seus medos e apaziguá-los.

    É importante não confundir o Aspen com outro floral, o Mimulus. Este segundo também é indicado em situações de medo, porém com elementos conhecidos, como o medo da escuridão, por exemplo. Mais uma vez, qualquer dúvida deve ser esclarecida com um profissional competente.

Clique Aqui: Ataques de pânico: terapia floral como tratamento auxiliar


  • terapia floral contra o estresse pós-traumático - Mimulus

    Mimulus

    É aqui que chegamos ao Mimulus propriamente dito. Ele sim é o floral indicado para medos associados a alguma espécie de escuridão; o próprio Dr. Bach dizia que o medo do escuro é classificado como um medo do tipo Mimulus.

    Este floral é direcionado aos casos onde a pessoa tem medos, mas é capaz de nomeá-los, como o medo de enfrentar multidões e a própria timidez, por exemplo. Quando está ansioso, sabe exatamente a causa dessa ansiedade.

    Podemos dizer que o Mimulus é o floral para os medos do dia a dia, aqueles medos mais corriqueiros que não causam tantos problemas, mas não deixam de ser incômodos. Como o Mimulus é um floral que estimula a paciência e a tranquilidade, ele pode ser extremamente útil para quem sofre de estresse pós-traumático. Afinal, essas pessoas tendem a ser muito ansiosas e nervosas, além de desenvolverem algo muito próximo da timidez.

Clique Aqui: Terapia floral para tratar a tristeza, o desânimo e a depressão


  • terapia floral contra o estresse pós-traumático - White Chestnut

    White Chestnut

    O White Chestnut é o floral dos conflitos mentais. Ele trata daqueles pensamentos confusos e quase sempre conflituosos que possuímos; essa é uma situação dita comum entre os que sofrem com o estresse pós-traumático, que parecem sempre estar aflitos com algo.

    É comum que esse tipo de situação seja associado a algum medo ou ansiedade, e acabem recorrendo a florais como os anteriormente descritos. Entretanto, estamos falando aqui sobre uma espécie de discussão mental, que parece sempre tirar a pessoa do foco e iniciar um estado aflitivo.

    O White Chestnut procura trazer a pessoa ao seu centro e facilita com que alcance um estado mental onde possa pensar com clareza; ajuda a perceber que esse tipo de pensamento não irá leva-la a lugar algum, além de mais preocupações.

    Chegar a essa conclusão é uma ótima forma de lidar com os problemas subjacentes. A calma e o pensamento racional são armas poderosas nesses casos.

Clique Aqui: Floral de Bach no tratamento de pessoas controladoras


  • terapia floral contra o estresse pós-traumático - Elm

    Elm

    Se você anda se sentindo deprimido ou sobrecarregado de alguma forma, o floral Elm pode ser exatamente o que estava precisando. Não é raro sentir que nossas responsabilidades podem estar muito maiores do que o que podemos suportar. Porém, muitas vezes isso é simplesmente nossa autoconfiança fragilizada nos fazendo pensar que não somos capazes, quando na verdade somos.

    O Elm é o “remédio” para esse tipo de situação. Os usuários típicos do floral de Elm são aquelas pessoas que, em geral, são bem-sucedidas em suas vidas, mas não deixam de sofrer com as reponsabilidades de suas funções.

    O floral ajuda a dissipar esse tipo de pensamento, clareando o cenário e fazendo com que a própria pessoa perceba que ela é sim capaz de superar seus obstáculos. Lembre-se que basta tomar novamente o controle de suas vidas.

    É preciso apenas ter cuidado para não confundir o estado Elm com o estado Larch e assim escolher o floral mais indicado. No estado Elm as pessoas aceitam os desafios da vida e apenas têm dúvidas pontuais sobre seu sucesso e sua capacidade; já no estado Larch, há uma certeza de incapacidade, e que sempre irá falhar.

    Como o próprio Dr. Bach diz, o Elm é para aqueles que estão fazendo bem o seu trabalho, mas que às vezes são pegos por dúvidas e um momento de depressão.

Clique Aqui: Terapia floral para déficit de atenção e hiperatividade


  • terapia floral contra o estresse pós-traumático - Red Chestnut

    Red Chestnut

    Quem já teve aquela sensação de medo profundo de que algo acontecesse com as pessoas que lhe são queridas – como familiares, parceiros e amigos próximos -, podem ser as pessoas certas para usar o Red Chestnut.

    O floral Red Chestnut é construído de forma a justamente ajudar aqueles que mostram uma preocupação excessiva com o bem-estar alheio. Essas pessoas podem muitas vezes serem categorizadas como superprotetoras, mas a verdade pode ser a de que precisam mesmo de maior estabilidade emocional.

    Esse é também um comportamento comum nos que que sofrem com o estresse pós-traumático. Afinal, medos classificados como Red Chestnut são naturais e podem ser combatidos com mais positividade em seus pensamentos.

    É justamente isso que esse floral fará: estimular muitos mais pensamentos positivos e otimistas. São eles que manterão afastados os pensamentos ruins e as preocupações excessivas e infundadas.

Clique Aqui: Florais Joel Aleixo: o sistema floral baseado na alquimia


  • terapia floral contra o estresse pós-traumático - Rock Rose

    Rock Rose

    O floral Rock Rose é também um floral do medo, mas nesse caso estamos falando daquele medo paralisante, o que literalmente prende e impede que qualquer coisa seja feita, incapacitando ações e pensamentos.

    O Rock Rose atua como um potente agente de combate a esse “terror”, não é à toa que ele é também outro floral presente na formula de emergência do Dr. Bach. Seu poder de dissipação de temores é realmente fantástico.

    O Rock Rose atua providenciando uma verdadeira inundação de pensamentos corajosos, que aos poucos vão se misturando aos pensamentos de medo e fazendo com que a pessoa se acalme.

    Ele atua como uma espécie de “diluente”, que faz os medos parecerem menores e mais inofensivos. É possível recorrer ao Rock Rose sempre que sentir que está ficando sem esperanças e que as coisas pareçam estar caminhando para um beco sem saída. Elas provavelmente não estão, e você apenas precisa retirar aquilo que bloqueia a sua visão.

Clique Aqui: Floral para dormir: essências para melhores noites de sono


  • terapia floral contra o estresse pós-traumático - Sweet Chestnut

    Sweet Chestnut

    O Sweet Chestnut é outro floral que serve para melhorar sua confiança e falta de fé. Ele é conhecido como o floral da angústia mental, da sensação de estar em um impasse onde não haja solução ou perspectiva de futuro.

    Esse tipo de pensamento é caótico e muito destrutivo se não for devidamente contido e combatido. É também um estado mental muito comum em que sofre de estresse pós-traumático, e que sentem estar no verdadeiro limite de suas forças.

    O Sweet Chestnut procura trazer a calma necessária para fazer organizar os pensamentos confusos e desordenados pelo medo. Ele estimula um estado mais positivo e que estimula a pessoa a não desistir e perceber que há uma solução; basta prestar atenção e irá encontrá-la.

    Esse é um floral que em geral precisa da indicação de um profissional qualificado, já que o estado Sweet Chestnut é frequentemente confundido com o estado Gorse, mesmo não sendo tão difícil perceber a diferença entre os dois.

    O estado Sweet Chestnut é aquele onde a pessoa se sente fraca e realmente não vê saída para a situação. Ela deseja sair, mas não sabe como, e pensa que só existe um fim possível: desistir. Estamos falando sobre um estado extremo, como imaginar que você chegou a beira de um desfiladeiro e algo está o empurrando em direção a queda. Não existe outro lugar para onde correr.

    O estado Gorse é bem diferente. Nele, a pessoa também se sente em dificuldades e prestes a desistir, mas é na palavra “desistir” que está a chave para diferenciar esses dois estados. No estado Sweet Chestnut a pessoa sente que não tem forças, e por isso desiste. Mas aqui ela vê que existe uma saída, ou ao menos outras opções em que pode tentar, ela apenas não quer, ou desistiu de tanto insistir.

Clique Aqui: Numerologia e Florais: descubra qual o floral de bach ideal para você


Aviso sobre o uso de florais junto a outros tratamentos

Como se pôde perceber, existem muitos florais que podem ser utilizados para combater e atenuar os efeitos do estresse pós-traumático, ainda que alguns nomes específicos costumem estar entre os mais recomendados.

É possível utilizar qualquer um deles sem praticamente nenhuma contraindicação, porém o mais indicado é que se procure um profissional especializado no assunto para que a escolha seja a mais correta possível. Mesmo que os florais sejam considerados 100% eficazes por diversos especialistas, eles não dispensam um acompanhamento psicológico profissional e a eventual necessidade de medicamentos alopáticos adicionais.

Algo de extrema importância e que não pode deixar de ser mencionado é que, por se tratar de uma séria condição psicológica, em nenhuma hipótese é aconselhável que faça uso de florais ou qualquer outra terapia sem informar o seu médico responsável, caso já esteja com um tratamento em andamento.

O floral não irá lhe fazer mal e nem influenciar no tratamento oferecido por esse profissional. No entanto, por atuar em paralelo, os efeitos do floral podem mostrar falsos resultados sobre o tratamento conduzido pelo médico. Isso pode causar a impressão de que o tratamento está sendo bem-sucedido, quando na verdade o floral é que estaria causando a melhora, e vice-versa.

Os florais têm mais a intensão de serem um tratamento auxiliar para caminhar lado a lado com outros métodos, e não a única opção para o paciente.


Saiba mais :

Heloisa Von Ah Heloisa Von Ah

Designer e redatora, respira arte desde que se entende por gente. Apaixonada por gatos, literatura, cinema e músicas que já ninguém mais se lembra, vê na calmaria e na simplicidade o cenário ideal para se viver. Aprendeu de tudo um pouco, de instrumentos musicais a artes marciais; e não vê a hora de mais, já que a vida não pode parar