.
Como utilizar terapia floral para ansiedade de separação?

Como utilizar terapia floral para ansiedade de separação?

Conforme o conhecimento sobre a existência e eficácia da terapia floral se difunde, muitas pessoas aderem a essa forma natural de tratamento emocional — seja para casos de ansiedade de separação, medo, depressão ou qualquer outro. Alguns dos principais motivos dessa popularização estão em seus resultados, além do baixo custo e praticamente zero restrições e efeitos colaterais, permitindo a utilização até por bebês e animais.

Afaste as más energias!
Afaste as más energias da sua vida!
Confira nossa loja virtual só com produtos que você gosta e afaste as más energias. Aproveite as últimas novidades enquanto durarem nossos estoques! ESPIAR LOJA >>

Terapia floral para ansiedade de separação

Existe uma vasta possibilidade de florais que podem ser utilizados para tratar a ansiedade de separação. No entanto, para escolher o floral mais adequado será necessário observar as causas do problema.

O mais indicado é sempre procurar consultar um profissional que possa observar e analisar o seu caso em particular — seja direcionado a uma criança ou animal. Mas para os que não têm acesso profissional ou desejam iniciar algum tratamento mais emergencial, vamos deixar aqui uma pequena lista com os florais mais comumente utilizados para tratar casos de ansiedade de separação.


  • terapia floral para ansiedade de separação - Mimulus

    Mimulus

    O Mimulus é uma das essências florais mais recomendadas para quem sofre de ansiedade de separação. De maneira bem simples, o medo presente nesse distúrbio é conhecido de quem sofre com ela, afinal se trata do medo da separação e perda dos pais e/ou tutores.

    O Mimulus é um floral desenvolvido justamente para tratar medos que sejam de certo modo “palpáveis”. É sabido exatamente o que causa aflição, mas não se consegue controlar o medo. Nos adultos, esse medo pode ser associado ao de falar em público, por exemplo.

    O Mimulus irá ajudar quem sofre com ansiedade de separação ao estimular e fazer aflorar sentimentos como a coragem e a sensação de que é capaz de enfrentar a situação. Assim como a grande maioria dos florais, ele combate o problema estimulando sentimentos opostos e que são capazes de combater e suprimir os negativos.

    Ao fazer com que a criança se sinta mais segura de si e capaz de enfrentar a ausência dos pais, pouco a pouco isso automaticamente afasta a sensação de temor pela perda dos mesmos. O mesmo se aplica a animais de estimação, por exemplo. O floral faz com que o “pet” sinta-se mais seguro, mesmo na ausência de seus tutores.

Clique Aqui: Terapia floral para tratar a tristeza, o desânimo e a depressão


  • terapia floral para ansiedade de separação - White Chestnut

    White Chestnut

    O White Chestnut é conhecido como o floral do “e se”. Ele foi desenvolvido para combater os frequentes pensamentos de que algo sempre parece que vai dar errado, paralisando quem sofre.

    Ele é excelente para ajudar quem tem aquelas constantes dicções mentais onde fica criando as mais diferentes situações sobre as quais tem medo, o que faz parte de todo o quadro de ansiedade de separação.

    O White Chestnut possui a capacidade de apaziguar pensamentos que deixam a pessoa aflita. No entanto, esse é um tipo bem específico de aflição, já que estamos falando sobre pensamentos que, muitas vezes, já foram esclarecidos como irreais pelos outros — e mesmo assim insistem em voltar a assombrar.

    Segundo profissionais, esse tipo de pensamento aflitivo e recorrente é típico dessas situações de ansiedade de separação e pode ser minimizado com o uso do White Chestnut que, como outros florais, estimula sensações opostas.

    O White Chestnut estimula uma maior clareza dos pensamentos, permitindo que a própria pessoa se conscientize de que aquilo é um medo infundado, uma situação que provavelmente jamais irá acontecer e que, em todo caso, poderá facilmente resolver sozinha.

Clique Aqui: Floral de Bach no tratamento de pessoas controladoras


  • terapia floral para ansiedade de separação - Walnut

    Walnut

    Uma das causas da ansiedade de separação é a mudança abrupta ou muito frequente na vida de uma criança ou animal. Essas mudanças bruscas fazem com que percam algumas de suas referências básicas, tornando-se mais inseguros. O floral Walnut vem justamente para ajudar na adaptação a essa nova rotina e situação.

    O Walnut é um floral muito polivalente e que pode ser utilizado para minimizar problemas de adaptação em todas as fases da vida — sejam inerentes a grandes ou pequenas mudanças.

    Sair da vida infantil e entrar na adolescência, trocar de escola, enfrentar o início da vida adulta ou a vida a dois em um casamento… todas essas fases representam grandes e impactantes mudanças, as quais muitas vezes temos dificuldade em enfrentar — mesmo aquelas que nós mesmos escolhemos. O Walnut facilita o processo onde encerramos o antigo ciclo e alguns vínculos com o passado para dar lugar a algo novo.

Clique Aqui: Terapia floral para déficit de atenção e hiperatividade


  • terapia floral para ansiedade de separação - Larch

    Larch

    O Larch é um floral muito específico para estimular da autoestima, e por isso funciona bem para combater a ansiedade de separação. Sua atuação é muito semelhante ao Mimulus, estimulando a própria força interior para combater a sensação de medo.

    O Larch irá combater a sensação de medo que, por exemplo, a criança sente quando os pais vão embora. Quando se tem medo de ficar sozinho por se sentir incapaz, o Larch irá estimular exatamente a sensação oposta, a de que é capaz de fazer as coisas por si só. É como estimular a independência.

Clique Aqui: Florais Joel Aleixo: o sistema floral baseado na alquimia


Funcionamento do floral e a ansiedade de separação

Um floral nada mais é que a essência concentrada de uma flor específica, ou um grupo variado de flores, dependendo do que se deseja obter. Segundo Edward Bach, o criador do primeiro e mais popular sistema floral do mundo — os florais de Bach —, as flores têm a capacidade de absorver e armazenar dentro de si as energias cósmicas que chegam até nós.

Cada flor, no entanto, tem uma maior afinidade com determinada energia ou frequência energética e, portanto, armazena uma energia cósmica diferente. É por isso que quando se extrai e armazena a essência de uma flor, na realidade armazena energia cósmica.

É aí que entram as diferentes formas de utilização dessas essências florais. Existem essências com energia capaz tanto de reduzir os sintomas da ansiedade de separação como de tratar os causadores do problema.


Clique Aqui: Como utilizar terapia floral contra o estresse pós-traumático


Identificando a ansiedade de separação

A ansiedade de separação é um problema que acomete inúmeras crianças, adolescentes e também animais de estimação. A ansiedade de separação é bem comum e se refere a uma Resumidamente, o problema consiste em preocupação ou um sentimento de perda iminente — no caso, de que seus pais ou tutores nunca retornem.

Geralmente essa condição é leve e fácil de ser superada. Muitos terapeutas infantis consideram isso como algo natural e um parte do desenvolvimento, mas em condições adversas, gera graves quadros de ansiedade e deve ser tratado o quanto antes.

Os motivos que levam a essa condição são muito variados, podendo a criança estar exposta a um ou vários deles. Dentre os gatilhos mais comuns estão a instabilidade familiar, mudanças bruscas e numerosas, exigência excessiva por parte dos pais para que a criança seja independente e autossuficiente. Até mesmo a ansiedade excessiva dos próprios pais ou das pessoas que cuidam da criança, como babás, pode desencadear o problema.

Vale mencionar que esse é um problema muito comum também em animais de estimação. Cada vez mais tutores recorrem ao uso de florais para acalmar seus animais e permitir que encarem com mais facilidade a ausência durante o dia. Existem empresas que já se dedicam a produzir linhas exclusivas de florais destinadas aos “pets”.


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

Heloisa Von Ah Heloisa Von Ah

Designer e redatora, respira arte desde que se entende por gente. Apaixonada por gatos, literatura, cinema e músicas que já ninguém mais se lembra, vê na calmaria e na simplicidade o cenário ideal para se viver. Aprendeu de tudo um pouco, de instrumentos musicais a artes marciais; e não vê a hora de mais, já que a vida não pode parar