.
Terapia da Gratidão – saiba como ela funciona

Terapia da Gratidão – saiba como ela funciona

Você sabia que trabalhar o sentimento de gratidão dentro da sua vida pode funcionar como uma terapia? Sim, é verdade. A gratidão é um dos sentimentos mais nobres do ser humano, mas muitas vezes nós só nos lembramos de pedir. Pedimos por proteção, pedimos por conselhos, pedimos por saúde, pedimos a Deus que aumente a nossa fé, e a gratidão fica deixada de lado.  Reconhecer tudo aquilo que temos, somos e conquistamos é algo que pode nos ajudar a enfrentar momentos difíceis e fortalecer nossos relacionamentos com as pessoas ao nosso redor. Saiba mais sobre a Terapia da Gratidão.

Consulta Personalizada Medium Leila - Taróloga

Consultar agora!

Terapia da gratidão – os benefícios de sentir-se grato


A gratidão é necessária para a sensação de completude. Quando uma pessoa reconhece o valor daquilo que tem, ela consegue ser feliz no presente e continuar lutando pelos seus objetivos sem fazer da sua realidade um calvário na busca da felicidade. Mas quem não é habituado com o sentimento de gratidão normalmente sente sempre um vazio, fica à espera que algo grande aconteça para se sentir feliz: espera por um aumento de salário, por férias em locais maravilhosos, pela chegada de um dinheiro inesperado, por uma cura de dores físicas, etc. E quando esses desejos se realizam eles perdem a importância, pois a pessoa não tem o hábito de sentir-se grato e logo que realiza o que tanto desejava já tem em mente novos desejos: agora quero um novo carro, um novo romance, um corpo bonito, etc.  É importante perceber que a gratidão faz parte da conquista da felicidade, sem ela, ficaremos eternamente a procura da satisfação pessoal sem nunca atingi-la.

Leia Também: A oração poderosa das plantas: energia e gratidão

O que a ciência diz sobre a terapia da gratidão


Um estudo realizado em 2001 no departamento de psicologia de uma universidade americana pelos psicólogos Martin Seligman e Barbara Fredrickson apontou a relação direta entre o sentimento de gratidão, o bem estar e a qualidade das nossas relações interpessoais.  Os resultados apontaram que as pessoas que exercem a gratidão sentem instantaneamente  um sentimento positivo, o que as motiva a continuar praticando esse sentimento. Quem convive com pessoas gratas, também sente este sentimento, fortalece os laços afetivos com esse amigo e sente-se motivado a também praticar a gratidão.

Este é um ciclo extremamente positivo, ser grato pode contribuir para o seu bem estar e para o bem estar das pessoas ao seu redor. A prática da gratidão transforma a nossa vida para melhor nos tornando mais criativos, mais saudáveis, mais felizes e socialmente mais integrados.

Leia Também: Você sabe o que é Fluidoterapia? Descubra!

Por que é difícil se sentir grato?


É difícil porque nem sempre a gratidão é um sentimento nato, é preciso trabalhar este sentimento em nossa vida para que ele comece a se tornar natural. Nós somos habituados a sentir gratidão somente quando algo bom acontece em nossa vida – quando temos um desejo realizado, o sentimento de gratidão aparece de forma natural. Mas é difícil nos sentirmos gratos pelo aprendizado adquirido diante das situações ruins e também nos sentirmos gratos diante das pequenas coisas do dia a dia.  Quando um relacionamento difícil acaba, sentimos uma profunda tristeza, mas quando ela abranda é preciso avaliar todo o aprendizado que ele deixou e ser grato. Aprender com os nossos erros e sentir gratidão pelo aprendizado que ele gerou é algo difícil, inato, mas que precisa ser trabalhado. Assim como sentir-se grato pelas pequenas coisas: pelo café da manhã gostoso que você tomou hoje antes de ir ao trabalho, porque o seu carro pegou de manhã/o ônibus não se atrasou e você chegou na hora, pelo abraço que recebeu do seu filho/marido/mãe hoje, pela ligação de um amigo que gosta de você, pelo seu cão que fica todo alegre ao te ver chegar em casa. Essas pequenas doses de gratidão contribuem para todos aqueles benefícios que citamos, e faz com que a sua vida seja mais feliz.

Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Gostou? Compartilhe!