.
Terapia com gatos – alivia stress e reduz pressão arterial

Terapia com gatos – alivia stress e reduz pressão arterial

Você já reparou que ultimamente muitas pessoas estão adotando gatos como bichinhos de estimação? Há alguns anos, os cachorros eram os preferidos quando se tratava de companheiros de casa, atualmente muitas pessoas estão preferindo a fofura e independência dos bichanos para estimação. Além de serem animais lindos e muito asseados, os felinos podem também ser verdadeiros terapeutas holísticos. Ter um gato em casa pode reduzir a pressão arterial e os níveis de stress dos habitantes da casa. Entenda mais sobre isso abaixo.

Em busca de respostas? Faça as perguntas que sempre quis numa Consulta de Vidência.

10 min de consulta por telefone SÓ R$ 5.

Gatos – os terapeutas holísticos de estimação


Existem diversas pesquisas que analisam os efeitos de ter um gato em casa para a nossa saúde.  Veja alguns exemplos:

Uma longa pesquisa realizada pela Universidade de Minnesota durante 10 anos, utilizou 4 mil americanos voluntários para apontar a relação entre a presença de gatos em casa e a melhora da saúde cardíaca. Segundo o estudo, os americanos que possuíam gatos como animais de estimação tinham 30% menor chance de ter um ataque cardíaco do que aqueles que não possuíam.

Na Universidade Estadual de Nova York, a Dra. Karen Allen também liderou uma pesquisa que avalia como os gatos e também os cães podem atuar na redução do stress. Ela selecionou corretores de imóveis  – profissão com altos níveis de stress – e já com histórico de hipertensão e para metade do grupo sugeriu a adoção de um gato ou cão de estimação. Seis meses depois, a doutora mediu a pressão arterial dos participantes. Todos eles tiveram aumento da pressão arterial devido ao alto nível de stress do trabalho, no entanto aqueles que tinham adotado animais de estimação tiveram um aumento 50% menor do que aqueles que não tinham a companhia de um bichinho ao chegar em casa.

Por que os gatos ajudam a melhorar nossa saúde?


Segundo um paper apresentado pela Universidade de Buffalo à Sociedade Americana do Coração os gatos são verdadeiros terapeutas pois a sua presença gera um relaxamento imediato ao chegar em casa, o que ajuda a relaxar também os vasos sanguíneos, reduzindo o stress e o risco de ataques cardíacos.

O paper informa também que a presença de um animal de estimação faz com que o nosso cérebro libere oxitocina, hormônio conhecido como hormônio do amor – que traz maior empatia, paciência, capacidade de concentração e aprendizado, reduz a agressividade e aumenta a confiabilidade em outras pessoas.  Quando temos a presença da oxitocina em nosso corpo, reduzimos a quantidade de cortisol, o hormônio do stress. Por isso, temos a sensação de bem estar físico e emocional, trazendo harmonia para o corpo e mente e com isso, beneficia nosso sistema imunológico.

Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Veja também:

Gostou? Compartilhe!