.
Simpatias a São Cosme e Damião: padroeiros da medicina e protetores das crianças

Simpatias a São Cosme e Damião: padroeiros da medicina e protetores das crianças

Comemorado no dia 27 de Setembro em diversas regiões do Brasil, o dia dos santos gêmeos São Cosme e Damião tem como costume distribuir doces às crianças, uma vez que ambos são tidos como protetores dos pequeninos. Através do sincretismo religioso entre o catolicismo e a prática da Umbanda e Candomblé, os gêmeos são reverenciados em ambas as crenças.

Segundo a história difundida pela igreja católica, Cosme e Damião eram médicos residentes na região da Ásia Menor, conhecidos por promoverem a cura de pessoas e animais sem cobrar pelos seus serviços. De final trágico, conta a história que ambos morreram por volta do ano 300 d.C., vítimas de perseguição pelo imperador romano Deocleciano.

No catolicismo, São Cosme e São Damião ficaram então conhecidos como os padroeiros dos farmacêuticos, médicos e também das faculdades de medicina, tendo sua celebração realizada no dia 26 de Setembro. No entanto, no dia 27 – data inserida pelo candomblé e umbanda e a mais popular da comemoração, é o dia em que os doces são distribuídos às crianças.

No Candomblé e na Umbanda, os santos também são representados, sendo conhecidos sob os orixás Ibejis, filhos gêmeos de Xangô e Iansã. Nesta crença, os devotos dos orixás costumam distribuir o caruru (comida típica afro-brasileira) e distribuir o alimento para as crianças também no dia 27 de Setembro.

Simpatias para São Cosme e Damião


Requisitados quando são necessárias intervenções para a saúde, bem-estar e, principalmente, quando se trata do cuidado com as crianças e fertilidade, São Cosme e Damião possuem diversas simpatias e orações que podem ser realizadas sempre que precisar da ajuda de ambos.

A seguir, listamos algumas simpatias para diversas finalidades, onde para cada uma, o pedido, o agradecimento e a oferta aos santos gêmeos podem ser conciliados ainda com uma oração poderosa em respeito e consideração à eles.

São Cosme e São Damião, que por amor a Deus e ao próximo vos dedicastes à cura do corpo e da alma de vossos semelhantes, abençoai os médicos e farmacêuticos, medicai o meu corpo na doença e fortalecei a minha alma contra a superstição e todas as práticas do mal.

Que vossa inocência e simplicidade acompanhem e protejam todas as nossas crianças. Que a alegria da consciência tranquila, que sempre vos acompanhou, repouse também em meu coração. Que a vossa proteção conserve meu coração simples e sincero, para que sirvam também para mim as palavras de Jesus: “Deixai vir a mim os pequeninos, porque deles é o Reino do Céu”. São Cosme e Damião, rogai por nós. Amém.

Leia Também: Simpatias para São João Batista

Simpatias para arrumar emprego:

No dia 27 de setembro, compre um pacote de balas sortidas e leve-o até uma praça ou parquinho, procurando ir em um horário onde ainda não haja crianças no local. Coloque o pacote em um local onde possa ser facilmente encontrado, mas sem que ninguém o veja, oferecendo as balas à São Cosme e São Damião.

Leia Também: 3 simpatias poderosas para salvar o seu relacionamento

Simpatias para conseguir engravidar:

Para engravidar de um menino, no dia 27 de setembro pegue 7 balas de cor azul e distribua cada bala para 7 meninos. Assim que chegar em sua casa, acenda uma vela branca para São Cosme e Damião.

Para engravidar de uma menina, repita o mesmo processo anterior, porém distribuindo 7 balas cor de rosa a 7 meninas. Quando chegar em casa, acenda uma vela branca para São Cosme e Damião.

Simpatias para recuperar um amor:

Pegue sete marias-moles, escrevendo o nome de quem quer ter de volta em um pedacinho de papel e colocando-o dentro de um dos doces. Junte-a às outras seis e coloque-as num prato de papelão. A seguir, leve o prato com os doces à um jardim e ofereça a São Cosme e São Damião, acendendo uma vela cor-de-rosa à eles, fazendo então o seu pedido. Deixe o prato no jardim.

Leia Também: 3 simpatias para acabar de vez com o ciúme

Simpatias para livrar uma pessoa da tristeza e do desânimo:

Com a finalidade de retomar a alegria de viver, essa simpatia pode ser realizada em qualquer dia do ano. Para isso, acenda uma vela branca e outra cor-de-rosa sobre um pires, oferecendo-as ao seu anjo-da-guarda ou da pessoa que você quer ajudar, pedindo a ele que leve embora toda a depressão e a tristeza.

Feito isso, coloque um prato cheio de marias-moles ao lado do pires, oferecendo-o a São Cosme e São Damião. Peça aos gêmeos que tragam de volta a alegria de viver e logo depois que as velas terminarem de queimar, ofereça os doces a uma criança.


 

Heloisa Von Ah Heloisa Von Ah

Designer e redatora, respira arte desde que se entende por gente. Apaixonada por gatos, literatura, cinema e músicas que já ninguém mais se lembra, vê na calmaria e na simplicidade o cenário ideal para se viver. Aprendeu de tudo um pouco, de instrumentos musicais a artes marciais; e não vê a hora de mais, já que a vida não pode parar