.
Símbolos da Páscoa: desvende os símbolos deste período

Símbolos da Páscoa: desvende os símbolos deste período

A Páscoa possui diversas significações. Para os judeus, ela representa a libertação dos escravos, para os cristãos, a ressurreição de Cristo e, para as antigas tradições europeias, a entrada da primavera. Independente de seu significado, a Páscoa sempre esteve presente na vida do Ocidente.

Para todos, a Páscoa também é um período de passagem. No latim como “pascae” e no grego como “paska”, este termo significa “travessia”, “passagem” e “renovação”.

  • Símbolos da Páscoa - Coelho

    Símbolos da Páscoa: Coelho

    Como o coelho é um animal extremamente reprodutor, ele ficou conhecido como o símbolo da fertilidade durante muito tempo. Assim, este significado muito ligado à reprodução foi usado para o nascimento e ressurreição de Cristo. Desta maneira, este pequeno animalzinho é um dos mais conhecidos neste período festivo.

  • Símbolos da Páscoa - Ovos de Páscoa

    Símbolos da Páscoa: Ovos de Páscoa

    Como, desde a Antiguidade, a Páscoa mantinha laços fortes com o nascimento, muitos ovos eram usados para representar este período. Assim, muitos povos pintavam cascas de ovos de avestruz e galinhas para mostrar a beleza, as cores e a magia da renovação.
    Hoje em dia, juntamos os ovos com o coelho e fazemos ovos de chocolate que, “supostamente”, foram botados por coelhos.

  • Símbolos da Páscoa - Peixe

    Símbolos da Páscoa: Peixe

    Como símbolo do Cristianismo, o peixe também significa o maior mandamento de Jesus Cristo que se refere à salvação de almas na Terra. Do grego “Ichthys”, as palavras letras revelam a frase: “Iesous Christos Theou Yios Soter”, significando “Jesus Cristo, Filho de Deus e Salvador”.

  • Símbolos da Páscoa - Cordeiro

    Símbolos da Páscoa: Cordeiro

    Segundo a Bíblia, os povos judeus sacrificavam cordeiros puros e de lã branca durante a Páscoa, a fim de que o nome de Jesus fosse glorificado. Mesmo antes de seu sacrifício aqui na Terra. Assim, como referência direta a Cristo, o Cordeiro também passou a ser venerado como símbolo de Páscoa, símbolo de ressurreição.

  • Símbolos da Páscoa - Pão e Vinho

    Símbolos da Páscoa: Pão e Vinho

    E, por fim, temos o pão e vinho. Como a maioria das pessoas já o sabem, ambos alimentos são os ingredientes da ceia de Cristo, quando ele revela que o pão é sua carne e o vinho, seu sangue. Estes dois alimentos fazem parte de nossa cultura, pois demonstram o amor e misericórdia de Cristo em dar a vida por nós. Sua última ceia talvez seja o motivo de termos adotado este símbolo. Como memória de sua futura ressurreição.

Créditos das Imagens –Dicionário de Símbolos


Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.