.
Símbolos da Maçonaria: explore a simbologia maçom

Símbolos da Maçonaria: explore a simbologia maçom

A maçonaria é um grupo secreto que surgiu durante a Europa Medieval. Hoje, é conhecida como uma das seitas mais antigas que se tem relato. Foi fundada por pedreiros e engenheiros que construíam as catedrais da Europa. Eles viam toda a miséria e tristeza do mundo e começaram, em sociedade, a se ajudarem.

  • Símbolos da Maçonaria - Esquadro e Compasso

    Símbolos da maçonaria: Esquadro e Compasso

    O esquadro e o compasso, utilizados até hoje enquanto símbolos da engenharia, eram também usados pelos pedreiros que criaram a maçonaria. Como uma ferramenta simples de trabalho, ele nos faz lembrar da humildade e do reconhecimento de nossas origens para que assim possamos ajudar os outros.

    Como emblema do Grão-Mestre, este símbolo vem geralmente com a letra G em seu centro, significando não apenas Grão-Metre, o alto nível na engenharia, mas também “God” (palavra em inglês para “Deus”).

  • Símbolos da Maçonaria - Nível

    Símbolos da Maçonaria: Nível

    Outro símbolo é o “Nível”, um instrumento para medirmos a nivelação de paredes e construções que precisam estar em constância. Esse emblema nos serve para mantermos firme a justiça e igualdade. Assim, todos os maçons devem pregar isto uns aos outros. Cada um possui os mesmo direitos e deveres e, assim, todos são iguais perante o grupo.

    A profissão e o status de vida não podem ultrapassar o respeito e humildade em relação a cada um. Ou seja, não existem apenas maçons ricos.

  • Símbolos da Maçonaria - Escada

    Símbolos da maçonaria: escada

    A escada, além de nos lembrar da pirâmide e do obelisco dos Illuminati, também nos remete a alçar algo através de seu próprio esforço e em coletividade, ou seja, a coletividade, o grupo, não existe sem que façamos a nossa parte sem sobrecarregar o próximo. Enquanto um sobe, o outro segura a escada, e assim por diante. A fraternidade e humildade devem estar sempre presentes para a ascensão de um grupo social.

  • Símbolos da Maçonaria - Mosaico

    Símbolos da maçonaria: Mosaico

    O mosaico, por sua vez, nos mostra nada mais do que o pavimento, alternando entre as cores preta e branca. Assim, passamos pelas doutrinas do positivo e do negativo e de todos os complementos da vida, para que haja uma harmonia perfeita.

    O pavimento também traz à cabeça a necessidade constante de ter o pé no chão, de não imaginar muito e perder o foco. É necessário ser realista para lutar em prol do mundo.

Créditos das Imagens –Dicionário de Símbolos


Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.