.
Símbolos celtas: descubra os símbolos destes povos

Símbolos celtas: descubra os símbolos destes povos

A cultura celta é uma cultura de origem europeia muito importante para a filosofia, para as ciências biológicas e mesmo para a nossa língua, visto que várias palavras como “bico”, “alpendre” e “minhoca” são de origem celta.

Este povo possui uma simbologia muito rica. Sua maneira de vida era baseada na “anima” (alma). Assim, a face interior era mais valorizada do que a aparência. Acreditava-se que mesmo os animais possuíam almas e a relação natural do ser humano era vista de maneira mais transcendente e espiritual.

  • Símbolos celtas - Triskle

    Símbolos celtas: Triskle

    A estrela de Triskle, um dos principais símbolos celtas, é uma forma de representar os elementos da natureza: fogo, ar, água e terra, assim como de mostrar, através de suas formas circulares, os diferentes ciclos destas matérias e os ciclos da vida. A natureza era vista de maneira muito intrínseca ao ciclo da vida humana. Assim como as flores nascem, brotam e murcham, nós seres humanos também nascemos, vivemos e morremos.

  • Símbolos celtas - Cruz Celta

    Símbolos celtas: Cruz Celta

    A cruz celta possui duas significações principais. A primeira muito se assemelha com a do Triskle, pois como existem quatro prontas e um círculo ao meio que tudo engloba, poderíamos interpretar como os quatro elementos (ar, fogo, terra e água) com o círculo de proteção representando a espiritualidade animal.

    Numa segunda interpretação, este também pode ser um símbolo de fertilidade. Dizem que a cruz seria o órgão sexual masculino e o círculo, o feminino. Assim, com símbolos como estes, as famílias celtas podiam ter relações e resultados mais férteis.

  • Símbolos celtas - Nó celta

    Símbolos celtas: Nó celta

    Além dos elementos naturais que podemos ver a olho nu, os povos celtas também criam na eternidade da vida. O nó celta é um belo exemplo disto, pois, através de suas conexões e círculos sem fim, podemos ver como a vida é infinda e como os mistérios cíclicos são tão invisíveis e, ao mesmo tempo, poderosos.

  • Símbolos celtas - Losango

    Símbolos celtas: Losango

    Esta forma geométrica é utilizada até hoje pelos povos da Irlanda como um amuleto de proteção. Na cultura celta, o losango ou objetos com este formato eram utilizados principalmente para acelerar a reprodução feminina. Então, de início, era visto como um símbolo exclusivamente feminino. Hoje, ele traz boa sorte e nos protege de tempestades e mau-olhado.

Créditos das Imagens –Dicionário de Símbolos


Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.