.
Conheça o significado do Daruma

Conheça o significado do Daruma

O Daruma é um talismã japonês. Ele é representado por um boneco que ganhou este nome graças a um monge indiano, Bodidharma, que perdeu os movimentos das pernas e dos braços após passar nove anos meditando em uma caverna. Entenda melhor o significado do Daruma.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Aceito a ajuda! >

Bodidharma decidiu remover as próprias pálpebras para que não dormisse e assim atingisse a iluminação. Por isso, o boneco Daruma vem sem os olhos pintados.

Leia Também: Como fazer um boneco Daruma

Significado do Daruma: Como usar o Daruma


Funciona assim: você faz seu pedido e pinta um olho. Assim que seu pedido for realizado, deve então desenhar o outro olho.

Depois disso, a tradição manda que o boneco seja queimado. Depois você poderá comprar um segundo Daruma e continuar o ritual.

Diz-se que o ideal é começar um Daruma no início do ano, para assim começar um novo ciclo de sorte e prosperidade.

►Saiba Mais: Conheça a definição/significado de superstição e sua origem

Significado do Daruma: Como é feito?


O Daruma だるま (lê-se darumá), em geral, é feito de madeira e não possui nem as pernas nem os braços, lembrando assim a história do monge. Ele é oco e suas extremidades são arredondadas. A pintura do boneco é vermelha, para representar a boa sorte, apesar de poder ser encontrado em outras coisas.

O boneco geralmente é feito em vermelho pois representa o manto de um sacerdote de alto nível. Segundo a superstição, esta cor afasta o “mau olhado” e as doenças.

Ainda que seja considerado um Omocha, que significa briquendo, o Daruma é rico em simbolismo e considerado um talismã de boa sorte. Além disso, é símbolo de perseverança para os japoneses.

significado do daruma

Não é possível deitar um Daruma, já que sua forma é arredondada e possui a base mais pesada que o resto do corpo. Com isso o boneco traz um significado importante, de que jamais podemos desistir de nossos objetivos.

Além disso, em Takasaki-shi, província de Gunna Ken, há um santuário espcial para Daruma. Lá diversos artesãos trabalham na confecção destes amuletos que são muitas vezes feitos de papel machê.

A barba e as sobrancelhas do boneco são pinceladas artesanalmente. As sobrancelhas são pintadas de modo que lembrem o pássaro tsuru. Já a barbar tem forma de uma tartaruga. Ambos são símbolos de vida longa no Japão.

Leia Também: Gato da sorte: origem e significados

Significado do Daruma: Cores


  • Vermelho: Boa sorte, felicidade
  • Azul: Saúde, longevidade
  • Amarelo: Segurança
  • Preto: Fortuna, prosperidade
  • Branco: Amor, harmonia

Leia Também: Como fazer uma bonequinha da sorte vietnamita

Significado do Daruma: Resultados


Muitos políticos compram um Daruma antes de começarem suas campanhas e pintam o segundo olho do boneco quando conseguem ganhar a eleição.

No Extremo Oriente, o boneco é considerado uma ferramenta de resultados eficazes. O Daruma também uma ótima ferramenta para crianças que estejam em idade escolar. Isso porque ele possibilita o ensinamento da importância de se estabelecer metas para alcançar

Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada: