.
Descubra o significado da borboleta para sua vida espiritual

Descubra o significado da borboleta para sua vida espiritual

A borboleta é um ser cheio de significados. Ela é considerada símbolo da felicidade, da inconstância, da transformação, da efemeridade e da beleza. Mas existem ainda muitos outros aspectos místicos atribuídos a esse inseto tão belo e enigmático. Venha conhecer o significado da borboleta!

O significado da borboleta ao redor do mundo

Ainda que para muitas culturas a borboleta tenha esse mesmo conceito de transformação, existem histórias, misticismo e muita sabedoria por trás dela. Esse inseto de vida curta é muito semelhante a nós, que também estamos de passagem. E assim como as borboletas, também passamos por transformações ao longo da vida, sendo a morte apenas mais uma dessas etapas.

Na jornada da vida acertamos, erramos, refletimos, estudamos e vamos aos poucos entrando em contado com a sabedoria plena da vida. Chegará o momento em que estaremos prontos para voar ainda mais alto, rumo a um novo plano evolutivo, e com isso abrimos nossas asas e alçamos voo.

Alguns chamam esse processo de reencarnação, outros de ressurreição, mas independentemente da crença, a borboleta é o mais puro símbolo da libertação dos ciclos, da transformação. Ela surge para sinalizar a hora de se libertar, de se transformar mental, psicológica e espiritualmente.

A seguir, veja o que dizem algumas culturas e crenças pelo mundo a respeito do significado da borboleta, e quais ensinamentos ela traz para a sua vida.


O significado da borboleta na psicanálise

A borboleta é o símbolo dos mistérios da nossa mente na psicanálise moderna, é o símbolo do renascimento do pensamento, da imortalidade.


O significado da borboleta para o cristianismo

Para os cristãos, a borboleta é um símbolo da ressurreição. Os estágios desse inseto (lagarta, crisálida e borboleta) significam respectivamente vida, morte e ressurreição, ou seja, a metamorfose cristã.
Acredita-se ainda que os Anjos se comunicam frequentemente conosco através das borboletas. Então sempre que uma delas aparecer para você, pode ser sinal do seu Anjo da Guarda ou guia espiritual, que deseja lhe enviar uma mensagem abençoada.


Clique Aqui: Pequenos gestos para promover seu próprio Efeito Borboleta


O significado da borboleta na mitologia grega

Na Grécia antiga, a borboleta era a personificação da alma, representada como uma mulher com asas. Segundo a mitologia, quando alguém morria, a alma saía do corpo em forma de borboleta.


O significado da borboleta na sabedoria asteca e maia

Para a cultura desses indígenas, a borboleta era símbolo do deus do fogo Xiutecutli (também conhecido como Huehueteotl), que levava em seu peito um emblema chamado “borboleta obsidiana”. Essa borboleta significa o sopro vital ou a alma que escapa da boca segundos antes de alguém morrer.


O significado da borboleta no Feng Shui

Dentro do feng shui, a borboleta tem a simbologia semelhante a dos pássaros, significando a liberdade, a leveza, a busca pela felicidade, pelo paraíso. A borboleta também pode ser considerada como um símbolo da cura e do amor, pela leveza que esses sentimentos trazem às pessoas que os sentem.


Clique Aqui: Como utilizar borboletas na decoração para atrair bom Feng Shui


O significado da borboleta na sabedoria sino-vietnamita

Essa cultura celebra a borboleta como símbolo da renovação, juntamente com o crisântemo. Pela borboleta significar a renovação da lagarta em outra forma de vida, e o crisântemo se transformar completamente durante o outono, quando perde suas folhas, eles juntos representam o poder de transformação e renovação.


O significado da borboleta no Japão

Representando a figura feminina, no Japão a borboleta simboliza a gueixa e está associada a graciosidade e gentileza. Quando são duas borboletas, indica felicidade matrimonial, representando o masculino e o feminino e utilizando sua figura durante os casamentos.

Também no Japão, as borboletas são vistas como espíritos viajantes. Quando aparecem subitamente, são anúncio de visita ou morte de pessoa próxima.


O significado da borboleta na mitologia irlandesa

Para a mitologia irlandesa, a borboleta é símbolo de alma liberta de seu invólucro carnal, e para exemplificar esse conceito o conto Corte de Etain nos apresenta algumas situações.

Nesse conto, o Deus Miter casa-se pela segunda vez com a Deusa Etain. Mas por ciúmes de sua primeira esposa, Etain é transformada em uma poça d’água. Após algum tempo, a poça dá vida a uma lagarta, que se transforma em uma linda borboleta.


O significado da borboleta no Congo

Na região central do Congo (antigo Zaire, no continente africano), os Balubas e as províncias de Lulua e Kasai também relacionam as borboletas com a alma. Para eles, o homem segue o mesmo ciclo delas, do nascimento até a morte.

A infância está associada a uma pequena lagarta. A maturidade, uma lagarta adulta e, à medida que envelhece, se transforma em crisálida. Por fim, o casulo é como um túmulo, mas é dali que a alma é liberta, em forma de borboleta.

Na Ásia Central, alguns povos turcos e iranianos acreditam também que os mortos podem aparecer durante a noite em forma de borboleta.


O significado da borboleta no espiritismo

Assim como a borboleta é símbolo de renovação para muitas culturas, para os espíritas ela simboliza a reencarnação. Ou seja, remete ao regresso da alma para um novo corpo, uma nova vida.

Para o espiritismo, a borboleta é a alma de alguém que morreu e se libertou — e saiu do casulo. Agora, ela irá fazer parte de um outro ser, numa nova oportunidade de viver a vida com mais experiência e menos erros. Esse é um processo de progressão da alma.


Clique Aqui: Superstição: gato preto, borboleta branca e preta, o que representam?


O significado da borboleta segundo as cores

Ainda que a figura da borboleta represente um significado em comum, suas cores também podem influenciar nas interpretações e na mensagem que está sendo transmitida pelo plano espiritual. Confira algumas cores e significados mais populares.

Borboleta colorida

Quando coloridas, as borboletas são mensageiras da felicidade e dos momentos de alegria.


Borboleta azul

Provavelmente uma das mais famosas, a borboleta azul tem sim um significado especial. Ela faz referência a metamorfose, ou seja, fala da transformação que os humanos passam ao longo da vida.

E não estamos falando somente sobre as transformações físicas inerentes ao crescimento, mas também das mudanças relacionadas a vida pessoal, profissional, social, entre outras. Para muitas pessoas a borboleta azul é sinal de boa sorte.


Borboleta verde

Um recado para a família. A borboleta verde traz bom presságio para os familiares, que devem passar por momentos de felicidade.


Borboleta amarela

Em uma analogia às flores da primavera, as borboletas amarelas simbolizam uma nova vida, o renascimento e a alegria. Também podem servir como aviso para deixar de controlar a vida dos outros.


Borboleta laranja

A borboleta laranja surge para nos alertar sobre a necessidade de cuidar mais do próximo, especialmente do seu relacionamento amoroso.


Borboleta vermelha

É preciso cuidar melhor da sua forma interna e trabalhar a raiva que existe em você. Acredita-se que seu espaço esteja prestes e ser conquistado, então autocontrole nessa hoje é tudo.


Borboleta marrom

Aqui o recado é para cuidar melhor de si mesmo. É hora de acordar para a vida.


Borboleta branca

Como era de se esperar, a borboleta branca significa paz, serenidade e calma.


Borboleta preta

As borboletas pretas estão presentes em muitas civilizações, quase sempre associadas à alma de alguém quando morria, como acreditavam os egípcios. Na Europa, ainda nos dias atuais, são muitas as pessoas que acreditam que borboletas pretas são almas de crianças que morreram antes de serem batizadas.

Para os nórdicos, as borboletas pretas seriam nada menos que bruxas transformadas ou até mesmo reencarnadas.

O misticismo diz ainda que essa borboleta nos protege contra energias eletromagnéticas negativas, e que você mesmo criou e atraiu pessoas ou energias ruins.


Saiba mais:

Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Jornalista, mestre em Ciências da Comunicação e escolheu esse destino por amar ler e escrever desde criança. Vive conectada à internet, não perde uma novidade do cinema, da música e da literatura e busca constantemente a evolução pessoal e espiritual