.
Ser perfeito: entenda o perigo desse desejo

Ser perfeito: entenda o perigo desse desejo

A perfeição, desde a antiguidade, é vista como um ideal, algo que todos querem alcançar. Os rostos em mármore de estátuas gregas com seus narizes pontudos, a pele bem clara, o corpo definido e cheio de suntuosidade. Mas qual será o preço de ser perfeito? Será que realmente vale a pena ligarmos para isso?

O que é ser perfeito?

Em primeiro lugar, devemos compreender que o próprio conceito de perfeição é fluído e completamente instável. Isso porque é algo oriundo de pensamentos sociais e de uma cultura – sobretudo hoje em dia – capitalista. Desse modo, não são uma ou duas pessoas que julgam o que é perfeito, mas sim toda a massa da sociedade.

Em sociedades e países diferentes, valores como a obesidade, o tamanho do nariz e até mesmo a estatura baixa são padrões de belezas elevadíssimos. Por isso, não se preocupe com o que dita a sua sociedade, visto que o conceito do que é perfeito deve partir de você, você deve ser feliz do jeito que gosta de ser, de se vestir, de se portar.


Clique Aqui: 8 ensinamentos para vencer na vida


Ser perfeito para os outros

Além do cansaço e desgaste psicológico gerado pela busca excessiva da perfeição, uma pessoa que quer ser perfeita também sofre com os pensamentos alheios. Um dos principais é o de tentar adivinhar o que os outros pensam dela. “Será que a minha imperfeição está tão visível? Será que eles estão olhando para mim porque eu sou muito feia? Será que eles me acham perfeito?”.

“Não se preocupe com a perfeição – você nunca irá consegui-la.”
Salvador Dalí

Essas questões além de serem uma perda de tempo, também são avassaladoras pois machucam o psicológico de quem não consegue se aceitar. Essa sede por auto-aceitação faz com que muitas pessoas tenham medo de ser quem são. Não conseguem se aceitar e as consequências podem ser gravíssimas.


Se não sou perfeito…

O que acontece com pessoas que não se aceitam é um rebaixamento moral. Doenças como a depressão, a síndrome do pânico, anorexia e bulimia são muito comuns. Quando não, a pessoa parte para procedimentos estéticos, dizendo que apenas um detalhe lhe fará feliz, mas a busca pela perfeição – que não existe – faz com que essa pessoa nunca mais pare de fazer cirurgias, chegando até mesmo a estragar o próprio rosto. Perfeito?


Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.