.
Semana Santa – o significado do Sábado de Aleluia

Semana Santa – o significado do Sábado de Aleluia

Você conhece o significado do Sábado de Aleluia? Sabe a importância deste dia na Semana Santa? Conheça detalhes e uma poderosa oração para este dia valioso para os cristãos e entenda melhor o significado do Sábado de Aleluia.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Quero a Ajuda Espiritual!

Sábado de Aleluia – o dia da Vigília Pascal

O Sábado de Aleluia – também chamado de Sábado da Vigília – é um dia que, tal como na Sexta Feira da Paixão, não se comemora a Eucaristia. Jesus está sepultado, por isso neste dia honra-se a sepultura de Jesus Cristo e sua descida à mansão dos mortos. Neste dia não há qualquer celebração de sacramento, exceto a confissão. A comunhão só é permitida em caso de morte. A vigília Pascal começa na noite de sábado e deve terminar antes da aurora de domingo. Ela é considerada a Mãe de todas as Vigílias por Santo Agostinho, pois nela a Igreja fica à espera da Ressurreição do Senhor. Veja os passos da Vigília Pascal:

1 – A Liturgia da Luz: nesta primeira etapa, acende-se o o Círio Pascal e realiza-se a Benção do Fogo, que simbolizam Cristo morto e ressuscitado;

2 – Liturgia da Palavra: são cinco leituras de trechos do Antigo Testamento, intercalados por salmos e orações, que é quando a Igreja medita sobre os atos poderosos de Deus na história da salvação da humanidade;

3 – Liturgia Batismal: desde os primeiros séculos da Igreja, o Batismo é fortemente ligado à Páscoa. O nascimento espiritual de novos filhos de Deus através do Sacramento do Batismo. É ligado ao batismo pois é considerado o melhor momento para que os cristãos renovem seus votos batismais.

4 – Liturgia Eucarística: é a tão esperada Comunhão Pascal, na qual rendemos ação de graças à Nosso Senhor por sua Gloriosa Ressurreição, na esperança de que possamos também nós ressurgir como Ele para a vida eterna.


Leia também: Orações Especiais para a Semana Santa


Para louvar o Sábado de Aleluia

Para participar dessa celebração da Semana Santa, reze à noite:

“Aleluia! Nesta noite começa nossa nova vida. O Senhor ressurge na terra, convertida em sepulcro. Deus preserva a seu Inocente, Deus protege a seu Humilhado, Deus liberta a seu Filho assassinado. Triunfa a inocência que é, Jesus; triunfa tua vida. Sim, triunfa, surge, é luz, vive. Esta Ressurreição Tua é um acontecimento concedido à comunidade para a alegria e o desfruto. Nós os cristãos estamos despertos ESPERANDO no meio da noite consagrada ao sonho. Temos um desejo enorme de encontrar-nos o quanto antes contigo, Jesus ressuscitado. Esta é uma noite iluminada pelo DIA: Cristo vive. Nosso homem velho morreu em nós; chegamos à beira da liberdade. Cristo vive; nós também vivemos contigo. A tumba que era Tua prisão se abre e sais ressuscitado.

Mas este fato da ressurreição é graça para nós, só e exclusivamente graça. Tem Tu que sair ao encontro de teus desolados e desconsolados discípulos, para que possamos Te reconhecer e Te adorar. Vai diante no caminho; vai para encontrar-te com os teus. Só a partir deste encontro contigo podemos construir caminhos que sejam sinais de vida e esperança. Deus acompanhou-te, Jesus, durante toda a Tua caminhada. Agora Tu nos acompanharás com Tua ressurreição, que se converterá para nós no primeiro dia de uma nova criação, de uma história diferente. “Ressuscitou minha esperança!”. Aí, esta vai ser uma experiência de fé: te verão e experimentarão ressuscitado só os que creem.

Vive Senhor, não estás morto. Vive em Deus, Teu Pai. Vive em cada um dos que Te amam e seguem teu caminho. Vive Senhor. Vive na justiça e na bondade de todos os justos da terra. Vive, não estás morto! A vida não pode ser morta; a vida é mais forte que a morte. Tua morte, Jesus, é o triunfo sobre todos os que Te matam. Ensina-nos a proteger e cultivar contigo a vida, oferecendo a todos em nossas mãos bondade, pão e ternura. Vive Senhor, não estás morto! Queremos ser testemunhas de Alguém que vive.”

Prepare o seu coração para a Páscoa! Viva a Semana Santa!


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Jornalista, mestre em Ciências da Comunicação e escolheu esse destino por amar ler e escrever desde criança. Vive conectada à internet, não perde uma novidade do cinema, da música e da literatura e busca constantemente a evolução pessoal e espiritual

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada:

Gostou? Compartilhe!