.
Santo do dia 31 de dezembro: São Silvestre I

Santo do dia 31 de dezembro: São Silvestre I

São Silvestre I, Santo do Dia 31 de dezembro, foi um homem de vida de piedade e santidade. Contudo, sua personalidade foi pouco marcada, tendo ficado apagado ao lado do Imperador Constantino, um homem culto e ousado e que se considerava acima dos Bispos.

Descubra o Santo e Oração para o Dia de Hoje!

Santo do dia 31 de dezembro

santo do dia 31 de dezembro

O santo do dia de hoje nasceu Roma, no ano de 285 d.C. São Silvestre I foi Papa entre 31 de janeiro de 314 e o dia 31 de dezembro do ano de 335, durante o período em que Constantino I era Imperador, e determinou assim o fim da longa perseguição aos cristãos. Foi um período de início da Paz na Igreja.

São Silvestre I foi um dos primeiros santos canonizados sem que tivesse sofrido o martírio. Sua festa acontecesse no dia 31 de dezembro e assim ele é o santo de hoje.

Na história de Silvestre I descobrimos que ele enviou emissários em 314 para que presidissem ao sínodo de Arles, e também envio ao Primeiro Concílio de Niceia, ocorrido em 325. Não se sabe ao certo porque o próprio Papa não esteve presente nestes eventos, mas acreditasse que tenha sido em razão de seu estado de saúde.

Foi durante o pontificado do santo do dia 31 de dezembro que a autoridade da Igreja foi estabelecida. Neste mesmo período também foram construídos alguns dos primeiros monumentos cristãos, estando entre eles a Igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém, e as basílicas primitivas de Roma (São Pedro e São João de Latrão), tal como as igrejas dos Santos Apóstolos, em Constantinopla.

São Silvestre faleceu no último dia do ano de 335, após um longo pontificado que foi cheio de acontecimentos e transformações profundas na vida da Igreja. Assim sendo, hoje veneramos a memória deste santo do dia. O santo foi sepultado no cemitério de Priscila.


Leia também: Santo do dia 01 de Janeiro: Santa Maria Mãe de Deus


Oração para o santo do dia

Conheça a oração para o santo do dia de hoje, São Silvestre I:

Ó São Silvestre, grande lutador em defesa da fé e dos humildes,

que desbarataste os infiéis seguidores de deuses pagãos,

que venceste as batalhas contra os mouros e contra os do islão,

que feriste e abrandaste o vosso coração emperdenido,

que em vida domaste serpentes venenosas, pítons e voadoras,

sê meu pastor.

São Silvestre, guardai-me dos perigos e defendei-me na fé,

que contra mim não haja feitiço, nem erva daninha,

nem pós e nem pedras que me peguem.

Livrai-me das insídias dos inimigos

que contra mim tramam à sombra, à treva,

com o vosso poder, todos ele virão, pedir-me perdão.

Pela glória da luz

Pela força das águas

Pela pureza do fogo

pelo canto do ar.

Que assim seja, assim será.

Amém.


Leia também: Santo do dia 02 de janeiro: São Basílio Magno


Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.