.
Santo do dia 30 de junho: Protomártires da Igreja de Roma

Santo do dia 30 de junho: Protomártires da Igreja de Roma

Quando celebramos o santo do dia 30 de junho nos colocamos a recordar do testemunho dos mártires da Igreja Católica. Eles deram suas vidas em prol da fé e nos lembram que para a vida do cristão o essencial é ser feliz em Deus.

Descubra o Santo e Oração para o Dia de Hoje!

Santo do dia 30 de junho

Hoje não falaremos de um santo do dia específico, mas sim do testemunho dos mártires de nossa Santa Igreja.

Depois da ocorrência da solenidade universal dos apóstolos São Paulo e São Pedro, a liturgia apresenta a nós cristãos a memória de outros cristãos que acabaram por se tornar os primeiros mártires da Igreja de Roma. É por isso que os conhecemos como protomártires.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Aceito a ajuda! >

Assim como o santo do dia apresentado aqui diariamente, eles são exemplo de testemunho de fé, e por isso têm um dia especial para recordarmos de seus legados.

Eles nos recordam que na vida de todo cristão o essencial é ser feliz em Deus. E também, que isso deve ocorrer principalmente nos momentos mais difíceis que nós temos. Os protomártires viveram tudo em suas vidas em Cristo.

Quando Nero pôs fogo em Roma, no ano de 64 d.C, e acusou os Cristãos, era uma época em que toda a comunidade cristã era vítima de preconceitos. Aqueles que não acreditavam em Cristo Nosso Senhor viam os cristãos como uma seita, e como uma comunidade inimiga, pois eles não adoravam o Imperador de Roma.

Era um tempo em que tudo negativo que acontecesse seria dado como culpa dos cristãos. Por este motivo, eles acabaram sendo acusados de terem colocado fogo em Roma e, a partir daquele ano de 64, começaram a ser perseguidos.

Quando olhamos para os escritos históricos de Roma, vemos narrativas de que os cristãos eram lançados nas arenas. Eles serviam de espetáculo para o povo, junto das feras, e eram cobertos de piches, como se fossem tochas humanas, além de sofrerem muitos outros atos atrozes. Como resposta ao martírio, eles concediam o perdão e a misericórdia.

Nos escritos do Papa São Clemente I, encontramos o seguinte relato: “Nos encontramos na mesma arena e combatemos o mesmo combate. Deixemos as preocupações inúteis e os vãos cuidados e voltemo-nos para a gloriosa e venerável regra da nossa tradição: consideremos o que é belo, o que é bom e o que é agradável ao nosso criador.”.

Por isso, hoje celebramos a memória destes mártires católicos.


Leia também: Santo do dia 01 de julho: Santo Aarão


Oração para o santo do dia

Na oração para o santo do dia de hoje, nos colocamos a pedir a Deus que também possamos ser exemplo de testemunho de fé, como os Santos Mártires da nossa Igreja. Com fé, repita:

Deus, Pai de Bondade, fazei que pelo exemplo dos Santos Mártires, nós também possamos dar testemunho de uma força inabalável e da alegria da vitória pela ressurreição de Vosso Filho Jesus. Amém.


Leia também: Santo do dia 02 de julho: São Bernardino Realino


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada: