.
Santo do dia 29 de dezembro: São Tomás Becket

Santo do dia 29 de dezembro: São Tomás Becket

Considerado uma das pessoas com maior capacidade do seu tempo, o Santo do Dia 29 de dezembro chegou a ser nomeado chanceler pelo rei Henrique II. Conheceremos hoje a história de São Tomás Becket.

Descubra o Santo e Oração para o Dia de Hoje!

Santo do dia 29 de dezembro

santo do dia 29 de dezembro

Nascido no ano de 117 na Normandia, São Tomás Becket é o santo do dia de hoje. Considerado um dos homens de maior capacidade do seu tempo e senhor de grande riqueza, ele foi nomeado chanceler em 1155 por Henrique II, rei da Inglaterra e da parte da França.

Este santo é comparado a Richelieu, com quem se parecia tanto pelas qualidades de homem de Estado quanto pelo amor das grandezas.

No ano de 1158, São Tomás Becket fez uma célebre visita ao rei da França, Luís VII. No dia 1 de junho do ano de 1162, o santo do dia foi ordenado sacerdote e levou apenas dois dias para que fosse consagrado Bispo.

Desde sua consagração, São Tomás Becket passou a ser a pessoa mais importante que seguia ao rei e então mudou totalmente de vida, tendo se convertido em um dos prelados mais austeros.

O santo do dia pediu demissão do cargo de chanceler após ser convencido de que o cargo de primeiro-ministro não era compatível com o de príncipe da Inglaterra. Isso fez com que o rei ficasse muito descontente. Além disso, em 1164, Henrique II ficou ainda mais aborrecido devido aos “concílios” de Northampton e Clarendon, nos quais São Tomás tomou partido do Papa contra ele.

Foi após essa situação que o santo do dia 29 de dezembro se vu obrigado a fugir. Para isso ele se disfarçou de irmão leigo e então partiu para buscar asilo em Compiègne, com Luís VII. Depois disso ele passou para a abadia de Pontigny e depois para a de Santa Comba, localizada na região de Sens.

Quatro anos após o desenrolar desta história o rei Henrique II permitiu, a pedido do Papa, que São Tomás pudesse retornar para a Inglaterra. Ele foi convencido de que poderia contar com a submissão total do Arcebispo, mas não demorou para perceber que havia sido enganado, pois o santo seguia defendendo as prerrogativas da Igreja contra as pretensões do rei.

O santo foi martirizado no dia 29 de dezembro de 1170.


Leia também: Santo do dia 30 de dezembro: Sagrada Família


Oração para o santo do dia

Com fé, hoje nos colocamos a repetir a oração na qual pedimos intercessão do santo do dia, São Tomás Becket:

Senhor, eu Vos peço perdão por todas as vezes que critiquei a Igreja, fui comodista e nada fiz para defendê-la e edificá-la. Perdão, por não ter dado o devido valor aos seus ensinamentos e doutrina.

Perdão, por não ser constante aos sacramentos. Perdão, pois ao invés de reconhecer meus defeitos e corrigi-los, coloco a responsabilidade dos erros que são meus, nos outros e na própria Igreja. Dai-me, pelos méritos de São Tomás Becket, a graça da alegria de ser cristão. Amém.


Leia também: Santo do dia 31 de dezembro: São Silvestre I


Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.