.
Santo do dia 28 de setembro: São Venceslau

Santo do dia 28 de setembro: São Venceslau

O Santo do Dia 28 de setembro é conhecido por ter governado com justiça e conquistado o coração do povo que amava ao santo e que era por ele amado concretamente. Nesta data falamos da história de São Venceslau.

Descubra o Santo e Oração para o Dia de Hoje!

Santo do dia 28 de setembro

santo do dia 28 de setembro

São Venceslau, santo do dia 28 de setembro, nasceu no ano de 907. Sua história se entrelaça entre uma vida de fé e sua família real, concebida por seu pai, Vratislau, duque da Boêmia.

O príncipe Venceslau nos deu seu testemunho de fé por meio de sua opção pelo Reino Deus e sua vida constante na luta pela santidade.

Tanto o pai quanto a avó de São Venceslau eram cristãos muito fervorosos. Contudo, a mãe do santo do dia de hoje era uma mulher pagã, ambiciosa e inimiga da religião.

{%%cont

Como foi educado pela avó Ludmila, o menino cresceu religioso e também muito caridoso com os pobres. Já o irmão do santo, que foi educado pela mãe, Boleslau, acabou por se tornar um homem violento e ambicioso.

Quando o pai de São Venceslau faleceu ele tinha pouca idade e sua mãe, com más intenções, assumiu o governo. Assim, Boleslau expulsou dali os missionários católicos.

O povo ficou então revoltado e, junto dos nobres, pressionou o príncipe para que ele assumisse o governo. Desta forma, com o golpe de estado, o santo do dia assumiu o poder em 925 d.C.

Durante os oito anos de seu reinado ele honrou sua fama de “príncipe santo”. Tão logo assumiu o trono, o santo construiu igrejas e ordenou a volta dos sacerdotes exilados. Além disso, ele abriu as fronteiras de seu reino para os missionários da Baviera e da Suábia.

O então governante usou seu posto com muita justiça e bravura de forma que em pouco tempo conseguiu conquistar o coração do povo que o amava e que era amado por ele. O santo foi o protetor dos pobres, dos encrencados, dos doentes, das viúvas e dos órfãos. Ele era um verdadeiro pai.

O santo do dia de hoje se preocupou muito com a evangelização de seu povo a fim de então introduzir todos no ‘sistema de Deus’. Contudo, ele sofreu com ódio do irmão e da mãe, que matou a avó de Venceslau e participou de uma trama contra o filho.

Venceslau foi convidado para um banquete solene de reconciliação da família, mas foi lá apunhalado pelo irmão e seus capangas. Antes então de cair morto, no ano de 929, o santo disse: “Em tuas mãos, ó Senhor, entrego o meu espírito”.


Leia também: Santo do dia 29 de setembro: Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael


Oração para o santo do dia

Com fé hoje repetimos a oração para o santo do dia:

Ó Deus, Pai de bondade, Pai de misericórdia, eu Te louvo, eu Te bendigo, eu Te adoro. A exemplo de São Venceslau, quero encontrar no Evangelho inspiração constante para minha vida. Quero viver as bem-aventuranças e cumprir com alegria o mandamento do amor. Amém. São Venceslau, rogai por nós.


Leia também: Santo do dia 30 de setembro: São Jerônimo


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada:

Gostou? Compartilhe!