.
Santo do dia 28 de junho: Santo Irineu

Santo do dia 28 de junho: Santo Irineu

Sendo conhecido por ter escrito contra os hereges, sobre a sucessão apostólica e também sobre muitos dos dados que temos hoje, Santo Irineu é o santo do dia 28 de junho. Hoje celebramos a memória deste santo que foi um grande bispo e mártir católico. A ele dedicamos nossas orações e para sua história voltamos nossa atenção.

Descubra o Santo e Oração para o Dia de Hoje!

Santo do dia 28 de junho

O santo do dia de hoje nasceu em 130 d.C. na Ásia Menor, na ilha de Esmirna, e foi o mais importante dos escritores cristãos do século II. Santo Irineu foi discípulo de São Policarpo – que por sua vez teve convivência direta com São João, o Evangelista.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Aceito a ajuda! >

Quando foi ordenado por São Policarpo, Santo Irineu foi para a França e então assumiu diversas funções de serviço para a Igreja de Cristo. O santo do dia de hoje era um homem muito culto e letrado em diversas línguas.

Ele deu importantes contribuições para a Igreja do Oriente, principalmente quando partiu em missão de paz para ter um diálogo com o Papa Eleutério. Eles falaram sobre a falta de unidade na data de celebração da Páscoa. Isso era uma preocupação pois o Oriente corria o risco de excomunhão, então o santo do dia logrou êxito nesta missão, pois isso em nada interferia na unidade da fé.

Quando voltou de sua missão, Santo Irineu soube da morte do bispo Potino, que o havia o enviado para Roma. Desta forma, o santo do dia de hoje acabou sendo escolhido para ser o então sucessor do episcopado de Lião.

O santo do dia 28 de junho foi um homem erudito, simples, de oração e também um bispo muito zeloso. Entre suas obras, a considerada mais importante foi a intitulada “Contra as Heresias”. Além de ser relevante por seu lado teórico, já que a obra expôs a teoria sobre a autoridade doutrinal da Igreja, sua obra também tem relevância história. Santo Irineu documentou e apresentou um quadro vivo das batalhas e lutas ocorridas em sua época.

Mártir católico, ele morreu ao lado de outros cristãos. Uma perseguição na época foi decretada pelo imperador Marco Aurélio e esta atingiu a cidade de Lyon. Isso acabou ocasionou um grande massacre de fiéis. Todos os cristãos ali morreram pelo testemunho de sua fé. Santo Irineu também morreu. Era 28 de junho de 2002.


Leia também: Santo do dia 29 de junho: São Pedro e São Paulo


Oração para o santo do dia

Separe um tempo do seu dia e com fé faça suas preces para Santo Irineu e reze a oração abaixo:

Deus, nosso Pai, vós concedestes ao bispo Santo Irineu firmar a verdadeira doutrina e a paz da Igreja; pela intercessão de vosso servo, renovai em nós a fé e a caridade, para que nos apliquemos constantemente em alimentar a união e a concórdia. Por Cristo Nosso Senhor. Amém!


Leia também: Santo do dia 30 de junho: Protomártires da Igreja de Roma


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada: