.
Santo do dia 28 de fevereiro: Santos Romão e Lupicino

Santo do dia 28 de fevereiro: Santos Romão e Lupicino

O papel de Santo do Dia de 28 de fevereiro é exercido por dois santos: Romão e Lupicino. Eles fundaram mosteiros tendo como base as regras de São Pacômio, São Basílio e Cassiano.


Descubra o Santo e Oração para o Dia de Hoje!

Santo do dia 28 de fevereiro

São Romão, que está aqui como um dos representantes do santo do dia, entrou para a vida religiosa quando tinha 35 anos de idade, na França, onde nasceu. Ele percebeu sua vocação, que lhe causava inquietação, mesmo já estando vivendo religiosamente.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Aceito a ajuda! >

Quando este tomou as constituições de Cassiano e também o testemunho dos Padres do deserto, ele deixou o convento e partiu para a peregrinação, buscando o lugar no qual Deus o que queria que ele vivesse.

A caminho do Leste, São Romão encontrou uma natureza distante de todos e sentiu que era ali que Deus o queria.

Lupicino, irmão de São Romão e segundo santo do dia de hoje, foi viver ali também, quando já era viúvo. Então passou a acompanhar o irmão que vivia de trabalhos manuais, a oração e a leitura. Eles fundaram então um novo mosteiro.

São Romão fazia sua caminhada espiritual com facilidade e era dado à misericórdia, tolerância e à compreensão. Já Lupicino era justiça e intolerância. E era nas diferenças que estes irmãos se completavam e ajudavam aos demais irmãos da comunidade. Assim se dá a santidade, nessa conjugação: justiça, amor, verdade, transpiração, misericórdia, inspiração, compreensão e severidade. Ambos eram iguais na busca da santidade.

Segundo a história, ao visitar o túmulo de São Maurício, em Genebra, São Romão precisou se refugiar em uma caverna na qual viviam duas pessoas que sofriam de Lepra. Para que eles entendessem que não precisavam temer sua presença ali, ele os abraçou e beijou e no dia seguinte os dois leprosos estariam curados.

Assim sua popularidade de santo milagreiro se espalhou pela Europa toda. Não gostando desta veneração que teve, São Romão decidiu se isolar em seu mosteiro até falecer em 28 de fevereiro de 463, quando tinha 73 anos. São Lupicino foi para a glória de Deus em 480.


Leia também: Santo do dia 29 de fevereiro: São Osvaldo

Oração para o santo do dia

Com muita fé em seu coração, reserve um momento para a oração do santo do dia, hoje representado por estes dois santos irmãos, São Romão e São Lupicino. Reze repetindo as palavras abaixo:

Senhor Deus, nós Vos bendizemos pela vida de Vossos servos Romão e Lupicino, e pedimos a graça de saber imitar seus exemplos, lutando contra o pecado, para a maior glória de Vosso Santo Nome. Pela intercessão de Vossos servos, São Romão e São Lupicino, livrai-nos das ciladas do inimigo, aumentai as vocações sacerdotais e religiosas e protegei a Vossa Igreja. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.


Leia também: Santo do dia 01 de março: Santa Eudóxia
Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada:

Gostou? Compartilhe!