.
Santo do dia 27 de dezembro: São João Evangelista

Santo do dia 27 de dezembro: São João Evangelista

Nas sua pregação em seus escritos, o Santo do Dia 27 de dezembro assegurava o porvir glorioso da Igreja. Hoje conhecemos a história de São João Evangelista, cujo nome significa “Deus é misericordioso”, sendo esta uma profecia que foi se vendo cumprir ao longo da vida deste que foi o mais jovem dos apóstolos.

Descubra o Santo e Oração para o Dia de Hoje!

Santo do dia 27 de dezembro

santo do dia 27 de dezembro

O santo do dia de hoje era filho de Salomé e Zebedeu, e, assim, irmão de Tiago Maior, que era também um pescador, assim como os apóstolos Pedro e André. São João Evangelista nasceu em Betsaida e teve seu lugar de primeiro plano entre os apóstolos de Cristo.

João teve predileção de Jesus Cristo, e ficou conhecido como “o discípulo que Jesus amava”.

Foi o santo do dia 27 de setembro quem reclinou a cabeça sobre o peito do Mestre durante a Santa Ceia. Também foi ele, que se encontrava ao pé da Cruz ao lado da Virgem Maria, para quem Jesus disse: “Filho, eis aí a tua mãe” e, olhando para Maria disse: “Mulher, eis aí o teu filho”. (Jo 19,26s).

Quando ocorreu a transfiguração de Jesus, ali estava São João Evangelista, junto de Pedro e de Tiago. O santo do dia de hoje foi sempre um homem da elevação espiritual, mas ele não era fantasioso e nem delicado. Jesus sabia disso e chamou a ele e a seu irmão Tiago de Boanerges, cujo nome significa ‘filho do trovão’, para serem seus apóstolos.

Segundo a tradição, São João Evangelista, por ter dado testemunho de Cristo, esteve desterrado em Patmos. Provavelmente tal evento teria ocorrido entre os anos 81 e 96 d.C, durante a perseguição de Domiciano aos cristãos. Após este governo, o sucessor Nerva concedeu a anistia que permitiu que São João voltasse para Éfeso, atual Turquia.

O santo deste dia morreu quase centenário, mas não se sabe a data exata na qual partiu para a Glória Eterna. Acredita-se que isso tenha acontecido entre 98 d.C e 117 d.C, no tempo de Trajana.

Na Sagrada Bíblia encontramos três obras saídas da sua pena e que foram incluídas no Novo Testamento: o quarto Evangelho, o Apocalipse e as três cartas que carregam seu nome.


Leia também: Santo do dia 28 de dezembro: Os Santos Inocentes


Oração para o santo do dia

Com fé hoje fazemos nossa oração ao Senhor pedindo a intercessão de São João Evangelista, santo do dia 27 de dezembro:

Pai Eterno, pela poderosa intercessão de São João, Apóstolo amado de Jesus, eu rogo pelas graças de que tanto necessito. Abro meu coração, agora e sempre, para ouvir a Vossa Voz e experimentar Vosso Poder em minha vida. Assim como São João, quero acolher a Palavra de Jesus e com amor levar as sementes do Vosso Reino por onde eu passar. Amém.


Leia também: Santo do dia 29 de dezembro: São Tomás Becket


Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.