.
Santo do dia 26 de maio: Solenidade de Corpus Christi

Santo do dia 26 de maio: Solenidade de Corpus Christi

O centro e a fonte de toda a vida cristã é a Eucaristia. É nela que está todo o tesouro espiritual da Santa Igreja, no próprio Cristo. Por isso, hoje, ao falarmos do Santo do Dia, relembramos a Solenidade de Corpus Christi.
Descubra o Santo e Oração para o Dia de Hoje!

Santo do dia 26 de maio

Foi no século XIII que a Festa de Corpus Christi surgiu. Isso ocorreu na diocese de Liège, na Bélgica e foi uma iniciativa da freira Juliana de Mont Cornillon. Ela teve visões em que o próprio Cristo lhe pedia que uma festa litúrgica feita anualmente em honra à Sagrada Eucaristia. E foi assim que ao falarmos do santo do dia 26 de maio começamos a falar da Solenidade de Corpus Christi.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Aceito a ajuda! >

A Festa de Corpus Christi acontece anualmente e se dá como uma celebração na qual, de forma solene, a Igreja se coloca a comemorar o Santíssimo Sacramento da Eucaristia. Este é o único dia do ano em que o Santíssimo Sacramento da Eucaristia é levado em procissão para as ruas.

Na festa feita neste dia, que representa o santo do dia de hoje, os fiéis se colocam a agradecer e a louvar a Deus pelo inestimável dom concedido, o da Eucaristia. Isso é feito, pois é por meio dele que Nosso Senhor se faz presente como alimento e também como remédio para nossas almas.

Na história nos diz que certa vez, quando o padre Pedro de Praga, da Boêmia, se colocou a celebrar uma missa na cripta de Santa Cristina, na cidade de Bolsena, na Itália, um milagre eucarístico ocorreu. Da hóstia consagrada começou-se a ver gotas de sangue caindo sobre o corporal após se dar a consagração. Há quem diga que isso aconteceu porque aquele padre teria duvidado da presença real de Cristo na Eucaristia.

Então o Papa Urbano IV, que vivia em Orvieto, cidade próxima de Bolsena, onde residia São Tomás de Aquino, ordenou que o Bispo Giácomo levasse as relíquias para sua cidade, o que foi feito em procissão. Quando as relíquias chegaram ao encontro do Papa, ele pronunciou as palavras: “Corpus Christi”.

Depois disso, em 11 de agosto de 1264, o Papa aprovou a Bula “Transiturus de mundo”, onde prescreveu que sempre na quinta-feira após a oitava de Pentecostes deveria ser oficialmente celebrada a festa em honra ao Corpo de Nosso Senhor.


Leia também: Santo do dia 27 de maio: Santo Agostinho de Cantuária


Oração para o santo do dia

A partir da oficialização, a Festa de Corpus Christi passou a ser celebrada anualmente na primeira quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade. Por isso, hoje ao pensarmos no santo do dia, para esta festa voltamos nossas orações.

Na festa do Teu corpo e sangue

Dá-nos Senhor a

Certeza da Tua presença

Nos dons eucarísticos!

Na festa da vida,

Que deve ser cada eucaristia,

Ensina-nos Senhor

A comunhão com os irmãos,

Radicada na unidade sacramental.

Ensina-nos que nunca é compreensível

Celebrar o gesto que significa

Sacrifício e dom da vida,

União com Cristo e com os irmãos

E fomentar divisões,

Cultivar discórdias e manter desigualdades!

Impele-nos a viver cada eucaristia

Como actores comprometidos

Convictos da Tua presença

E não como simples espectadores!


Leia também: Santo do dia 28 de maio: São Germano


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada:

Gostou? Compartilhe!