.
Santo do dia 24 de junho: Solenidade do Nascimento de João Batista

Santo do dia 24 de junho: Solenidade do Nascimento de João Batista

Quando falamos do Santo do Dia 24 de junho estamos mencionando o grande anunciador do Reino e também denunciador dos pecados. No dia de hoje se celebra o nascimento de São João Batista, que foi preso por não concordar com as atitudes pecaminosas do rei Herodes.

Descubra o Santo e Oração para o Dia de Hoje!

Santo do dia 24 de junho

Nesta data celebra-se com alegria o nascimento de São João Batista, santo do dia. Juntamente com a Santíssima Virgem Maria, este é o único santo que tem seu aniversário de nascimento recordado pela liturgia.

O santo do dia 24 de junho nasceu seis meses antes de Jesus Cristo, de quem era primo. Além disso, São João Batista teve seu nome revelado a seu pai por um anjo. Zacarias, pai de João, rezava há muitos anos para ter um filho com sua esposa.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Aceito a ajuda! >

Segundo estudiosos, possivelmente São João Batista, após a idade adequada, teria participado da vida monástica em uma comunidade rigorista. Esta estaria à beira do Rio Jordão ou do Mar Morto, e lá o santo do dia vivia em oração e profunda penitência.

Esta conclusão pode ser tida após a leitura do texto de Mateus. que diz: “João usava um traje de pêlo de camelo, com um cinto de couro à volta dos rins; alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre”.

O que tornou o santo do dia de hoje tão importante na história do Cristianismo é o fato de ter sido ele quem preparou o caminho do Senhor por meio de pregações que conclamavam os fiéis à mudança de vida e também ao batismo de penitência, o que lhe dá o nome de “Batista”. Além disso, São João Batista foi o último profeta a anunciar o Messias.

As Sagradas Escrituras já nos ensinam: “Eu vos batizo na água, em vista da conversão; mas aquele que vem depois de mim é mais forte do que eu: eu não sou digno de tirar-lhe as sandálias; ele vos batizará no Espírito Santo” (Mateus 3,11).

Além disso, os Evangelhos nos trazem a revelação da inauguração da missão salvífica de Jesus Cristo, que ocorre a partir de seu batismo, recebido pelas mãos do precursor São João Batista e também da manifestação da Trindade Santa.

O santo do dia de hoje ao reconhecer Jesus e o apresentar como o Cristo deu continuidade a sua missão em sentido descendente, de forma que somente o Messias aparecesse.

Celebramos o nascimento de João Batista no dia de hoje por toda sua história de anunciador do Reino e de denunciador dos pecados. Suas atitudes o levaram à prisão e à morte, mas ele morreu na santidade e foi reconhecido pelo próprio Jesus Cristo: “Em verdade eu vos digo, dentre os que nasceram de mulher, não surgiu ninguém maior que João , o Batista” (Mateus 11,11).


Leia também: Santo do dia 25 de junho: São Guilherme


Oração para o santo do dia

Com fé, repita a oração para São João Batista, santo do dia 24 de junho:

“Deus, nosso Pai, celebramos hoje o nascimento de São João Batista. Pela força da vossa Palavra, convertei os nossos corações: “Doce, sonoro, ressoe o canto, minha garganta faça o pregão. Solta-me a língua, lava a culpa, ó São João! Anjo no templo, do céu descendo, teu nascimento ao pai comunica, de tua vida preclara fala, teu nome explica. Súbito mudo teu pai se torna, pois da promessa, incréu, ducida: apenas nasces, renascer fazes a voz perdida. Da mãe no seio, calado ainda, o Rei pressentes num outro vulto. E à mãe revelas o alto mistério de Deus oculto. Louvor ao Pai, ao Filho unigênito, e a vós, Espírito, honra também: dos dois provindes, com eles sois um Deus. Amém.”


Leia também: Santo do dia 26 de junho: Santos João e Paulo


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada: