.
Santo do dia 24 de dezembro: São Charbel Makhlouf

Santo do dia 24 de dezembro: São Charbel Makhlouf

São Charbel Makhlouf, Santo do Dia 24 de dezembro, se entregou com todas as suas forças na busca por Deus.

Descubra o Santo e Oração para o Dia de Hoje!

Santo do dia 24 de dezembro

santo do dia 24 de dezembro

Nascido em 8 de maio de 1828 em BigáKafra, uma aldeia montanhosa do norte, aos pés dos cedros do Líbano, o santo do dia de hoje carregava o nome de batismo de José Zaroun Makhlouf.

Aos 23 anos de idade foi que ele passou a se chamar Charbel, como hoje é conhecido, em memória do mártir do século segundo. Na mesma idade o santo fugiu de casa e foi se refugiar no Mosteiro de Nossa Senhora de Mayfoug, pertencente à Ordem libanesa maronita.

Depois de um ano no Mosteiro, São Charbel se transferiu para o mosteiro de S. Maron de Annayam, que ficava na província de Jbail, considerada um verdadeiro oásis da fé e da oração que se localizava a 1300 metros de altitude.

Foi depois de seis anos imeros nos estudos da teologia, em Klifan, que o santo do dia de hoje foi então ordenado sacerdote. Ele passou a exercer a partir dali as funções do seu ministério sagrado com muita edificação.

Após um período de dezesseis anos na vida ascética, São Charbel obteve então, em 1875, a autorização para que pudesse se retirar para o eremitério dos Santos Pedro e Paulo, de Annaya.

Foi dali até o ano de 1898, durante 23 anos, que o santo do dia 24 de dezembro passou a se entregar com todas as forças de sua alma para a busca por Nosso Senhor, fazendo isso na bem-aventurada e total solidão. Como recompensa da fidelidade daquele servidor, Deus lhe deu o dom de operar milagres ainda em vida, o que ele realizou não apenas com cristãos, mas também com diversos muçulmanos.

Em 16 de dezembro do ano de 1898, em Annaya, ele sofreu um ataque de apoplexia enquanto celebrava a Santa Missa. Isso o levou à morte no dia 24 do mesmo mês, durante a Vigília da Festa de Natal, quando já havia completado 70 anos de idade.

O padre Pio XII disse em um decreto sobre o santo: “O Padre Charbel já gozava, em vida, sem o querer, da honra de o chamarem santo, pois a sua existência era verdadeiramente santificada por sacrifícios, jejuns e abstinências. Foi vida digna de ser chamada cristã e, portanto, santa. Agora, após a sua morte, ocorre este extraordinário sinal deixado por Deus: seu corpo transpira sangue, sempre que se lhe toca, e todos os que, doentes, tocarem com um pedaço de pano suas vestes constantemente úmidas de sangue, alcançam alívio em suas doenças e não poucos até se veem curados. Glória ao Pai que coroou os combates dos santos. Glória ao Filho que deixou esse poder em suas relíquias. Glória ao Espírito Santo que repousa, com suas luzes, sobre seus restos mortais para fazer nascer consolações em todas as espécies de tristezas”.

São Charbel foi canonizado na Basílica de São Pedro, em Roma, pelo Santo Padre Paulo VI.


Leia também: Santo do dia 25 de dezembro: Natal do Senhor


Oração para o santo do dia

Com fé repita a oração para o santo do dia de hoje:

Pai Eterno, por São Charbel, eu Vos rogo a graça de que tanto necessito. Concedei-me, por Vosso poder, o dom da oração e crescimento espiritual, pois somente unido a Vós eu posso discernir o que é bom para mim e qual caminho devo tomar. Amém.


Leia também: Santo do dia 26 de dezembro: Santo Estêvão


Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.