.
Santo do dia 23 de setembro: São Pio de Pietrelcina

Santo do dia 23 de setembro: São Pio de Pietrelcina

O Santo do Dia 23 de setembro é São Pio de Pietrelcina, homem que recebeu de Nosso Senhor a inspiração para construir um grande hospital que era conhecido como “Casa Alívio do Sofrimento”.

Descubra o Santo e Oração para o Dia de Hoje!

Santo do dia 23 de setembro

santo do dia 23 de setembro

São Pio, santo do dia de hoje, nasceu em Pietrelcina, na Itália, no dia 25 de maio do ano de 1887. Seu nome de batismo era Francesco Forgione e desde criança ele se mostrava assíduo nas coisas relacionadas a Deus. Além disso, o santo tinha uma inigualável admiração por Nossa Senhora e também por seu Filho Jesus. Ele os via de forma constante devido à grande familiaridade.

O santo do dia 23 de setembro era ainda pequeno quando se tornou amigo de seu Anjo da Guarda e a ele muitas vezes recorreu quando precisou de auxílio em seu trajeto nos caminhos do Evangelho.

Segunda a história, São Pio de Pietrelcina recomendava que as pessoas recorressem a seu Anjo da Guarda e isso fez com que estreitasse assim a intimidade dos fiéis para com quem posteriormente seria o primeiro sacerdote da Igreja a receber os estigmas do Cristo do Calvário.

Aos 15 anos de idade o santo do dia de hoje entrou no Noviciado da Ordem dos Frades Menores Capuchinos em Morcone, e assim adotou o nome de “Frei Pio”. Ele foi ordenado sacerdote no dia 10 de agosto do ano de 1910 na Arquidiocese de Benevento.

Após sua ordenação, São Pio precisou, por motivos de saúde, ficar com sua família até 1916. Em setembro deste ano foi então enviado para o convento de São Giovanni Rotondo, local no qual permaneceu até o dia de sua morte.

O santo do dia 23 de setembro foi torturado, tentado e testado por diversas vezes pelo maligno, mas ele sabia muito da sua astúcia no afã de desviar os filhos de Nosso Senhor do caminho da fé. Assim, percebendo que não apenas deveria aliviar o sofrimento espiritual, ele recebeu de Deus a inspiração para construir um grande hospital que ficou conhecido como “Casa Alívio do Sofrimento”, que foi referência em todo o continente europeu. A fundação do hospital ocorreu no dia 5 de maio de 1956.

Por conta dos horrores que haviam sido provocados na Segunda Guerra Mundial, o padre criou alguns grupos de oração, que foram verdadeiras células catalizadoras da paz e do amor de Deus.

Na madrugada do dia 23 de setembro de 1968 São Pio partiu para a Glória do Senhor. Foi beatificado em 2 de maio de 1999 pelo Papa João Paulo II e canonizado em 16 de junho de 2002.


Leia também: Santo do dia 24 de setembro: São Geraldo


Oração para o santo do dia

Com fé, repita a oração para o santo do dia de hoje:

Fica Senhor comigo, pois preciso da tua presença para não te esquecer.

Sabes quão facilmente posso te abandonar.

Fica Senhor comigo, porque sou fraco e preciso da tua força para não cair.

Fica Senhor comigo, porque és minha vida, e sem ti perco o fervor.

Fica Senhor comigo, porque és minha luz, e sem ti reina a escuridão.

Fica Senhor comigo, para me mostrar tua vontade.

Fica Senhor comigo, para que ouça tua voz e te siga.

Fica Senhor comigo, pois desejo amar-te e permanecer sempre em tua companhia.

Fica Senhor comigo, se queres que te seja fiel.

Fica Senhor comigo, porque, por mais pobre que seja minha alma, quero que se transforme num lugar de consolação para ti, um ninho de amor.

Fica comigo, Jesus, pois se faz tarde e o dia chega ao fim; a vida passa, e a morte, o julgamento e a eternidade se aproximam. Preciso de ti para renovar minhas energias e não parar no caminho. Está ficando tarde, a morte avança e eu tenho medo da escuridão, das tentações, da falta de fé, da cruz, das tristezas. Oh, quanto preciso de ti, meu Jesus, nesta noite de exílio.

Fica comigo nesta noite, Jesus, pois ao longo da vida, com todos os seus perigos, eu preciso de ti. Faze, Senhor, que te reconheça como te reconheceram teus discípulos ao partir do pão, a fim de que a Comunhão Eucarística seja a luz a dissipar a escuridão,a força a me sustentar, a única alegria do meu coração.

Fica comigo, Senhor, porque na hora da morte quero estar unido a ti, se não pela Comunhão, ao menos pela graça e pelo amor.

Fica comigo, Jesus. Não peço consolações divinas, porque não às mereço, mas apenas o presente da tua presença, ah, isso sim te suplico!

Fica Senhor comigo, pois é só a ti que procuro teu amor, tua graça, tua vontade, teu coração, teu Espírito, porque te amo, e a única recompensa que te peço é poder amar-te sempre mais. Como este amor resoluto desejo amar-te de todo o coração enquanto estiver na terra, para continuar a te amar perfeitamente por toda a eternidade. Amém.

São Padre Pio, rogai por nós!


Leia também: Santo do dia 25 de setembro: São Sérgio


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada:

Gostou? Compartilhe!