.
Santo do dia 23 de novembro: São Clemente I

Santo do dia 23 de novembro: São Clemente I

O Santo do Dia 23 de novembro foi o terceiro Papa a governar a Igreja Romana. São Clemente I é lembrado nesta data com muita alegria e veneração.

Descubra o Santo e Oração para o Dia de Hoje!

Santo do dia 23 de novembro

santo do dia 22 de novembro

São Clemente I, santo do dia de hoje, foi quem assumiu a Cátedra de Pedro após os Papas Lino e Anacleto, e com muito empenho ele conseguiu reger a Igreja de Roma entre os anos de 88 d.C e 97 d.C.

No pontificado do santo do dia 23 de novembro se sobressaiu um documento de primeira grandeza, a Carta de Coríntios, escrita em 96 d.C. Ela foi fundamental a favor do primado universal do Bispo de Roma, pois a comunidade cristã de Corinto, sendo perturbada por agitadores invejosos e presumidos, começou a ameaçar a ruptura e a desagregação.

O santo do dia 2 de novembro então escreveu para essa comunidade uma carta extensa na qual trazia orientação e pacificação, usando nela energia persuasiva e recomendando àquele povo paz, humildade e obediência à hierarquia eclesiástica, que há havia sido definida em diversos graus: Diáconos, Presbíteros e Bispos.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Aceito a ajuda! >

Por meio desta intervenção de São Clemente percebemos que além de Bispo de Roma, ele se sentia também responsável e com autoridade sobre as demais Igrejas. Além disso, a esta altura é necessário salientar que ainda era vivo o Apóstolo São João, o que nos deixa concluir que o Primado não somente uma ideia que nasceu em circunstâncias favoráveis, mas que sim teve convicção clara desde seu princípio. Até mesmo porquê, se não fosse assim, São Clemente nunca teria se metido onde não era chamado.

Segundo uma tradição, São Clemente teria terminado sua vida sendo martirizado.


Leia também: Santo do dia 24 de novembro: Santo André Dung-Lac


Oração para o santo do dia

Na oração para o santo do dia 23 de novembro pedimos a Deus misericórdia, perdão pelos nossos pecados e que ele traga concórdia e paz para nós e também para todos os habitantes do universo. Assim, com fé, repetimos:

Deus de toda carne, que dais a morte e a vida, que abateis a insolência dos orgulhosos e frustrais as maquinações dos povos, vinde em nosso auxílio, ó Mestre. Matai a fome dos indigentes e libertai aqueles que entre nós sucumbiram. Deus bom e misericordioso, esquecei nossos pecados, erros e quedas; não leveis em conta as faltas dos vossos servos e servas. Dai-nos a concórdia e a paz, não só para nós, mas também para todos os habitantes da terra.

É de vós que os nossos príncipes e os que no mundo nos governam recebem o poder: dai-lhes saúde, paz, concórdia e estabilidade; dirigi os seus propósitos pela senda do bem. Só vós podeis fazer tudo isso e conceder-nos ainda maiores benefícios. Nós o proclamamos em nome do sumo sacerdote das nossas almas, Jesus Cristo, por quem vos seja dada honra e glória, agora e por todos os séculos dos séculos. Amém.


Leia também: Santo do dia 25 de novembro: Santa Catarina de Alexandria


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada: