.
Santo do dia 23 de agosto: Santa Rosa de Lima

Santo do dia 23 de agosto: Santa Rosa de Lima

A santa que representa o Santo do Dia 23 de agosto teve uma vida de oração, penitência e caridade com todos. Santa Rosa de Lima é exemplo de testemunho.

Descubra o Santo e Oração para o Dia de Hoje!

Santo do dia 23 de agosto

santo do dia 23 de agosto

Primeira santa da América do Sul, cuja memória é celebrada em 23 de agosto, Santa Rosa de Lima é a representante do santo do dia, fazendo desta uma data de muita alegria. Padroeira do Peru, das Ilhas Filipinas e de toda a América Latina, a santa nasceu no ano de 1586 na cidade de Lima, capital do Peru.

Santa Rosa era filha de espanhóis e seu nome era Isabel Flores, mas uma empregada índia lhe apelidou de Rosa, lhe dizendo que ela era tão bonita quanto uma rosa.

A santa sabia de como os elogios podiam envaidecê-la e por esta razão buscava cada vez mais ser uma pessoa penitente e obedecer a seus pais em tudo. Foi assim que ela cresceu na humildade e também na intimidade com o amado Jesus Cristo, Nosso Senhor.

Quando seu pai perdeu toda a fortuna que tinha, Santa Rosa de Lima não se perturbou por ter que trabalhar como empregada doméstica. Ela carregava consigo uma certeza: “Se os homens soubessem o que é viver em graça, não se assustariam com nenhum sofrimento e padeceriam de bom grado qualquer pena, porque a graça é fruto da paciência”.

A mudança do nome Isabel Flores para Rosa aconteceu quando a santa tomou o hábito da Ordem Terceira Dominicana, da mesma família de sua santa de devoção, Santa Catarina de Sena. A partir daquele momento de consagração, ela passou então a se chamar Rosa de Santa Maria.

Por conta da ausência de convento na região na qual vivia, Santa Rosa, santa do dia de hoje, renunciou a muitas e muitas propostas de casamento que recebeu que carregavam uma vida fácil. Ela dizia que o prazer e a felicidade que o mundo podiam lhe oferecer eram apenas uma sombra em relação a aquilo que sentia.

A santa então passou a viver sua vida religiosa no fundo do quintal da casa dos pais. Assim, por meio da penitência, caridade com todos, e oração, ela cresceu na união com Jesus Cristo, tanto quanto no sofrimento.

Aos 31 anos de idade a santa faleceu, mas antes exclamou: “Senhor, fazei-me sofrer, contanto que aumenteis meu amor para convosco”.

No dia 12 de abril do ano de 1671 Santa Rosa de Lima foi canonizada pelo Papa Clemente X.


Leia também: Santo do dia 24 de agosto: São Bartolomeu


Oração para o santo do dia

Com fé repetimos a oração para o santo do dia de hoje voltando nossas preces a Deus com a intercessão de Santa Rosa de Lima:

Ó Deus, que inspirastes à Santa Rosa de Lima, inflamada de amor, deixar o mundo e vos servir através de uma vida simples e austera, concedei-nos, por sua intercessão, seguir na terra os vossos caminhos e participar, junto com Santa Rosa e todos os santos, do vosso convívio no céu. Por Cristo, nosso Senhor. Amém!


Leia também: Santo do dia 25 de agosto: São Luís


Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.