.
Santo do dia 22 de maio: Solenidade da Santíssima Trindade

Santo do dia 22 de maio: Solenidade da Santíssima Trindade

O Pai, o Filho e o Espírito Santo formam a Solenidade da Santíssima Trindade, a quem dedicamos nossas orações para o Santo do Dia 22 de maio.

Santo do dia 22 de maio

No dia 22 de maio a Igreja Católica celebra a Solenidade da Santíssima Trindade, considerado o mistério da fé e da vida cristã. É por este motivo que hoje, ao falarmos de santo do dia, falamos desta figura por meio da qual Deus se revelou como Pai, Filho e Espírito Santo.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Aceito a ajuda! >

Quem nos revelou o mistério da Santíssima Trindade foi Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele falou tanto do Pai, do Espírito Santo e de Si mesmo como Deus. Sendo assim, a figura do santo do dia 22 de maio não foi inventada pela Igreja. A Santíssima Trindade foi relevada a nós pelo próprio Jesus Cristo.

Nós, meros seres humanos, não temos capacidade de entender, de compreender esta figura. Isso porque o Mistério de Deus não cabe em nossa cabeça, contudo ele é a verdade relevada.

Santo Agostinho já dizia que o Espírito Santo procede do Pai, enquanto fonte primeira, e pela doação eterna deste último ao Filho, do Pai e do Filho em comunhão (A Trindade, 15,26,47).

Deus é um só, mas n’Ele encontramos três Pessoas divinas distintas e são elas que foram a Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo.

Existe um só Deus, pois Deus é absoluto. Se tivéssemos dois ou mais desuses, um deles acabaria por ser menor que o outro, mas Deus não pode ser menor que outro, do contrário não seria Deus.

Desta forma, por não fazer a divisão da unidade divina, a distinção real destas Pessoas entre si acontece somente nas relações que as referem umas às outras. O Pai é referido ao Filho, o Filho ao Pai, o Espírito Santo aos dois.  Quando falamos destas três Pessoas, cremos, no entanto, em uma única natureza ou substância.

O Papa São Clemente de Roma nos ensinou na Carta aos Coríntios 46,6 “Um Deus, um Cristo, um Espírito de graça”, e na Carta aos Coríntios 58.2 “Como Deus vive, assim vive o Senhor e o Espírito Santo”.

No ano de 325, Concílio de Niceia também confirmou esta verdade: “Cremos […] em um só Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, nascido do Pai como Unigênito, isto é, da substância do Pai, Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não feito, consubstancial com o Pai, por quem foi feito tudo que há no céu e na terra. […] Cremos no Espírito Santo, Senhor e fonte de vida, que procede do Pai, com o Pai e o Filho é adorado e glorificado, o qual falou pelos Profetas” (Credo de Niceia).


Leia também: Santo do dia 23 de Maio: São Juliano


Oração para o santo do dia

Na oração para o santo do dia de hoje voltamos nossas preces portanto para a Santíssima Trindade. Para isso, com fé, repetimos:

“Glória ao Pai que, por seu poder, me criou à sua imagem e semelhança! Glória ao Filho que, por amor, me libertou de todas as frustrações e me abriu a porta do céu! Glória ao Espírito Santo que, por sua misericórdia, me santificou e, continuamente, realiza esta santificação pelas graças que todos os dias recebo de sua infinita bondade.

Glória às três adoráveis pessoas da Trindade, como era no princípio e agora e sempre e por todos os séculos dos séculos!

Eu vos adoro, Trindade beatíssima, com devoção e profundo respeito e Vos dou graças por nos haverdes revelado tão glorioso e inefável mistério.”


Leia também: Santo do dia 24 de Maio: São Vicente de Lérins


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada:

Gostou? Compartilhe!