.
Santo do dia 21 de novembro: Apresentação de Nossa Senhora no Templo

Santo do dia 21 de novembro: Apresentação de Nossa Senhora no Templo

Por muito tempo São Joaquim e Santa Ana não tinham filhos, o que se deu até o nascimento de Maria, que teve a infância totalmente dedicada, por livre escolha, a Deus. Assim, ao falarmos do Santo do Dia 21 de novembro nos voltamos a falar da apresentação de Nossa Senhora no Templo.

Descubra o Santo e Oração para o Dia de Hoje!

Santo do dia 21 de novembro

santo do dia 21 de novembro

Hoje não falaremos especificamente de um santo do dia, pois nesta data a memória que a Igreja celebra é a da apresentação de Maria no Templo. Sobre esta história não encontramos fundamentos explícitos nos Evangelhos Canônicos, mas existem pistas sobre ela no livro conhecido como proto-evangelho, livro de Tiago, ou mesmo, História do Nascimento de Maria.

A validação do acontecimento lembrado nesta data tem como real alicerce a Tradição que conecta a Dedicação da Igreja de Santa Maria Nova, que foi construída no ano de 543, próxima do templo de Jerusalém.

Segundo manuscritos não canônicos, São Joaquim e Santa Ana viveram por muitos anos sem filhos, até serem abençoados com o nascimento de Maria, que durante a infância se dedicou totalmente e livremente a Nosso Senhor, sendo impelida pelo Espírito Santo desde que foi concebida imaculada. Assim como no Oriente, no Ocidente observamos que a esta celebração mariana nasceu no meio do povo e foi acolhida pela Liturgia Católica com muita sabedoria. Por este motivo, esta festa – que substitui o santo do dia de hoje, aparece no Missal Romano desde o ano de 1505, e desde então se buscava exaltar a Cristo por meio daquela que soube de forma excepcional fazer isto com sua vida, como compartilha conosco Santo Agostinho em um de seus Sermões:

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Aceito a ajuda! >

“Acaso não fez a vontade do Pai a Virgem Maria, que creu pela fé, pela fé concebeu, foi escolhida dentre os homens para que dela nos nascesse a salvação; criada por Cristo antes que Cristo nela fosse criado? Fez Maria totalmente a vontade do Pai e por isto mais valeu para ela ser discípula de Cristo do que mãe de Cristo; maior felicidade gozou em ser discípula do que mãe de Cristo. E assim Maria era feliz porque já antes de dar à luz o Mestre, trazia-o na mente”.

Hoje em todo o mundo a Igreja consagra o Coração de Maria, que desde 21 de novembro de 1964 foi declarada pelo Papa Paulo VI como Nossa Senhora Mãe da Igreja.


Leia também: Santo do dia 22 de novembro: Santa Cecília


Oração para o santo do dia

Como dissemos, hoje não nos voltamos para um santo do dia, mas sim para celebrar a Apresentação de Nossa Senhora no Templo. Assim, com fé rezamos:

Ó Deus, Pai de Misericórdia, que te revelas aos puros de coração: ao venerar hoje a memória de Maria, consagrada desde sempre a ti no corpo e na alma, suplicamos-te que nos leves a alcançar a mesma disposição de Maria em aceitar tua santa vontade. Amém.


Leia também: Santo do dia 23 de novembro: São Clemente I


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada: