.
Santo do dia 20 de dezembro: São Domingos de Silos

Santo do dia 20 de dezembro: São Domingos de Silos

O Santo do Dia 20 de dezembro teve a felicidade de descobrir seu chamado para a contemplação profunda. São Domingos de Silo nos deixou seu testemunho de fé e hoje nos voltamos para sua história e sua oração.

Descubra o Santo e Oração para o Dia de Hoje!

Santo do dia 20 de dezembro

santo do dia 20 de dezembro

São Domingos, santo do dia de hoje, nasceu em Cañas, uma vida da província de Navarra, na Espanha, no ano 1000. Sua família era humilde e cristã.

O pai do santo era do pastorinho de ovelhas e logo pode enxergar em Domingos a inclinação para os estudos religiosos. Diante de tal fato, ele logo tratou de encaminhar o menino para que recebesse a formação que o levou – por vocação – até o Sacerdócio.

Quando São Domingos de Silos foi ordenado sacerdote, ele ainda ficou com a família por mais um ano, mas depois disso passou dezoito meses vivendo na solidão. Depois disso, ingressou para a família beneditina, entrando assim no mosteiro de Santo Emiliano. Lá ele foi transformado em mestre dos noviços pelo abade do mosteiro.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Aceito a ajuda! >

Após isto, não demorou muito para que o santo do dia 20 de dezembro fosse encarregado da restauração do priorado de Santa Maria de Cañas. Depois, disso ele passou a ser prior do mosteiro de Santo Emiliano.

Durante a vida de São Domingos ele também precisou se exilar quando o príncipe de Navarra foi ao mosteiro exigir uma exorbitante contribuição. Mesmo que os monges estivessem dispostos a cdes, o prior se recusou de forma humilde e categórica. Ele então fugiu da vingança do príncipe indo para Burgos, onde o rei de Castela e Aragão, Fernando Magno, o recebeu em seu palácio.

O santo do dia, todavia, decidiu se retirar para um eremitério encontrado fora da cidade. O rei então lhe presenteou com o mosteiro de São Sebastião de Silos, que estava quase abandonado. Isso aconteceu em 14 de janeiro do ano de 1041.

Foi então na Ordem de São Bento que São Domingos pode descobrir seu chamado para uma contemplação profunda e também para as ações que poderiam salvar almas. Foi desta forma que recebeu de um anjo, durante um sonho, a promessa de 3 coroas, cujos significados eram: uma por ter ele ter deixado o mundo mal e por ter se dirigido para a vida perfeita; outra por ele ter construído Santa Maria de Cañas e por ter mantido a perfeita castidade; e a terceira era relacionada à restauração de Silos.

É fato que esta última coroa teve perfeita realização, pois durante os 30 anos como abade no mosteiro de São Sebastião dos Silos, o local se transformou em um centro de cultura e cenáculo de evangelização para a Igreja e para o Mundo.

O santo do dia de hoje faleceu nesta mesma data, no ano de 1073 e foi sepultado no claustro.


Leia também: Santo do dia 21 de dezembro: São Pedro Canísio


Oração para o santo do dia

Na oração para o santo do dia de hoje pedimos a Deus, por intercessão de São Domingos de Silos, que nos abençoe e nos permita seguir os ensinamentos que nos foram deixados pelas santas e santos. Com fé repetimos:

Pai de Bondade, São Domingos é para nós exemplo de dedicação e fraternidade. Abençoai-nos, para que também nós possamos seguir os ensinamentos deixados pelos santos e santas, de acordo com os dons e talentos que nos destes. Amém.


Leia também: Santo do dia 22 de dezembro: Santa Francisca Xavier Cabríni


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.