.
Santo do dia 19 de dezembro: Santo Urbano V

Santo do dia 19 de dezembro: Santo Urbano V

Foi durante o pontificado do Santo do Dia 19 de dezembro foi assinado pela pregação de uma nova cruzada. Hoje nos voltamos para a história do santo francês Urbano V, que deixou seu testemunho de fé para nós.

Descubra o Santo e Oração para o Dia de Hoje!

Santo do dia 19 de dezembro

santo do dia 19 de dezembro

O santo do dia de hoje nasceu no castelo de Grisac, nas Cevenas, na França, no ano de 1310. Seu nome de batismo era Guilherme de Grimoard e ele era filho do cavaleiro que carregava o mesmo nome e de Anfelisa de Montferrand. Desde a infância o menino Guilherme se mostrou hostil a toda frivolidade.

Sua mãe não compreendia o fato do menino furgir das brincadeiras que eram próprias de sua idade para se recolher na capela, e dizia: “Eu não o compreendo; mas, enfim, basta que Deus o compreenda”.

O santo do dia então entrou na abadia beneditina de Chirac, próximo a Mende. Santo Urbano V proferiu seus votos no convento de S. Vítor de Marselha e depois foi para a Congregação de Cluny.

O santo do dia tinha formação em Direito Canônico, tendo sido sua formatura em outubro de 1342. Ele lecionou em diversas universidades, como Toulose, Montpellier, Avignon e Paris. Além disso, também atuou como Vigário Geral em Clermon e Uzés e foi nomeado Abade de S. Germano de Auxerre no dia 13 de fevereiro de 1352. No mesmo ano, em 26 de julho, ele foi nomeado por Clemente VI como Legado Pontifício na Lombardia. Depois disso, quando o santo do dia já era Abade de S. Vítor de Marselha, ele foi encarregado por Inocêncio VI da mesma missão no reino de Nápoles.

No fim do ano de 1362, o santo do dia 19 de dezembro sucedeu ao Papa Inocêncio VI adotando a partir dali o nome de Urbano V e se tornando um dos sete Papas que residiriam em Avignon.

O Pontificado do Papa Urbano VI foi marcado pelo envio de missionários para a China, para as Índias e para a Lituânia, assim como pela pregação de uma nova cruzada e pelo apoio dado aos estudos eclesiásticos.

No ano de 1367 o santo do dia de hoje entendeu que era o momento de regressar para Roma. Ele foi até a Cidade Eterna, mas voltou para Avignon e lá faleceu em 19 de dezembro seguinte.


Leia também: Santo do dia 20 de dezembro: São Domingos de Silos


Oração para o santo do dia

Hoje voltamos a oração para o santo do dia para Santo Urbano, pedindo que Deus, por intercessão dele, nos ajude a alcançar nossas preces:

Deus, nosso Pai, Santo Urbano viveu na mais completa simplicidade e despojamento, procurando sempre ajudar os mais necessitados. Que cada um de nós, nesse dia, possamos abrir nosso coração à claridade de vossa luz e que se dissipem de nossa vida a indiferença perante as necessidades de nossos semelhantes. Em um mundo fragilizado e doente pela violência e falta de respeito à pessoa, dai-nos coragem e ousadia para cumprir nossa missão de sermos ternos e misericordiosos, para que assim possamos alcançar de vós ternura e misericórdia. E quando findar este dia, elevemos de coração sincero esta prece: “Agora que o clarão da luz se apaga, a vós imploramos, Criador: com vossa paternal misericórdia, guardai-nos sob a luz do vosso amor. Nossos corações sonhem convosco: no sono, possam eles vos sentir. Cantemos novamente vossa glória ao brilho da manhã que vai surgir. Saúde concedei-nos nesta vida, as nossas energias renovai; da noite a pavorosa escuridão com vossa claridade iluminai. Ó Pai, prestai ouvido às nossas preces, ouvi-nos por Jesus, nosso Senhor, que reina para sempre em vossa glória convosco e o Espírito de Amor”. Amém.


Leia também: Santo do dia 21 de dezembro: São Pedro Canísio


Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.