.
Santo do dia 18 de novembro: Beatos Domingos Jorge, Isabel Fernandes e Inácio

Santo do dia 18 de novembro: Beatos Domingos Jorge, Isabel Fernandes e Inácio

Beatificados no ano de 1867 pelo Papa Pio IX, Domingos Jorge, Isabel Fernandes e Inácio representam o Santo do Dia 18 de novembro. Membros da mesma família, Inácio era o filho do casal formado por Domingos Jorge e Isabel Fernandes.

Descubra o Santo e Oração para o Dia de Hoje!

Santo do dia 18 de novembro

santo do dia 18 de novembro

Como citamos, ao falar do santo do dia 18 de novembro falaremos de três figuras de uma mesma família que acabaram por ser beatificadas e deram testemunho de fé.

Domingos Jorge, o patriarca da família, nasceu em Portugal, em Vermoim de Maia, uma cidade perto do Porto. Ele ainda era muito jovem quando para a Índia e passou a combater pela fé e pela Pátria. Um dos representantes do santo do dia de hoje, ele era um homem aventureiro por natureza e decidiu viajar para o Japão, mesmo sabendo que naquele tempo ali reinava uma furiosa perseguição aos cristãos. Lá, todos os missionários acabavam sendo mortos, e o mesmo acontecia com aqueles que os acolhessem em seus lares. Mas mesmo assim, o beato não quis abandonar aqueles missionários estrangeiros. Ele quis instruí-los, animá-los e lhes administrar neles os sacramentos.

Membro da Companhia do Rosário, Domingos Jorge acabou por se casar com uma jovem japonesa que recebeu o nome de Isabel Fernandes, dado pelo missionário português Padre Pedro Gomes.

O casal que junto com seu filho representa este santo do dia 18 de novembro viveu como modelo de amor de Deus, tanto na paz quanto na felicidade.

Eles moravam perto da cidade de Nagasaki e certa vez receberam, por bondade e por piedade, dois missionários jesuítas. Naquela noite então, o governador ordenou que os missionários seriam presos, assim como Domingos Jorge. Ele então ficou por um ano na prisão até ser condenado à morte e se pronunciou dizendo: “Mais aprecio eu esta sentença do que me fizessem Senhor de todo o Japão”. Isso aconteceu em 1619 e o beato foi amarrado ao poste no chamado “Monte Santo”, de Nagasaki, onde muitos outros cristãos também deram suas vidas por amor a Deus, junto de outros mártires. Rezando a oração do credo, o representante do santo deste dia foi queimado vivo.

Naquele momento ali estavam assistindo ao Grande Martírio mais de 30 mil pessoas, e entre elas estavam a viúva do Beato e seu filho Inácio, que tinha apenas quatro anos de idade.

Já o fim de Isabel Fernandes e Inácio se deu pela decapitação. Antes de ser degolada ela então disse: “De todo o coração ofereço a Deus as duas coisas mais preciosas que possuo no mundo: a minha vida e a do meu filhinho”.


Leia também: Santo do dia 19 de novembro: São Roque González


Oração para o santo do dia

Não há uma oração específica que represente o santo do dia de hoje, mas sugerimos que com fé você repita o credo, rezado por Domingos Jorge antes da morte, e que assim como Isabel Fernandes ofereça sua vida a Deus:

Creio em Deus todo poderoso, Criador do céu e da Terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; … subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos.


Leia também: Santo do dia 20 de novembro: Santo Edmundo


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada: