.
Santo do dia 18 de fevereiro: São Teotônio

Santo do dia 18 de fevereiro: São Teotônio

São Teotônio, Santo do Dia 18 de fevereiro, foi o fundador da Nova Ordem dos Cônegos Regulares. Além disso, viveu uma vida  de retirada para contemplar a Deus.


Descubra o Santo e Oração para o Dia de Hoje!

Santo do dia 18 de fevereiro

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Aceito a ajuda! >

O santo do dia de hoje, São Teotônio era português. Ele nasceu na cidade de Ganfei, no ano de 1082.

Sua formação começou inicialmente no convento beneditino de Coimbra. Depois disso, quando foi assumido por seu tio Crescêncio, que era Bispo de Coimbra, o santo do dia 18 de fevereiro foi correspondendo à graça de Deus em sua vida.

Quando o tio morreu, São Teotônio dirigiu-se para Viseu, onde terminou seus estudos básicos e então recebeu o dom da ordenação sacerdotal.

Ele foi um homem de penitência de oração, centrado no mistério da Eucaristia. Além disso, foi peregrino e fez duas viagens à Terra Santa, e estas marcaram muito a sua história, até que os cônegos de Santo Agostinho lhe pediram para que ficasse ali para que fosse como um dirigente. Contudo, em nome da obediência, São Teotônio disse que não poderia fazer isso, já que já estava ocupando o cargo de prior da Sé de Viseu.

Quando voltou da viagem, São Teotônio abriu mão deste serviço e passou a se dedicar ainda mais à evangelização.

Nesta época, o santo do dia de hoje já era muito conhecido e respeitado por diversas autoridades. Até mesmo o rei Afonso Henriques e a rainha, dona Mafalda, o conheceram. Isso aconteceu porque ele foi interceder em prol dos cristãos que vinham sendo perseguidos.

Muitos acabaram sendo liberados, graças a São Teotônio, mas o santo quis ir além. A esta altura ele já havia fundado a Nova Ordem dos Cônegos Regulares, a pedido de amigos, sob a luz da Santa Cruz, aos pés do Mosteiro. Lá então ele acolheu aqueles cristãos filhos de Deus e buscou mantê-los ali como um verdadeiro pai.

No local São Teotônio era um exemplo de misericórdia para os que ali estavam. Ele refletia seu amor apaixonado pelo mistério da Eucaristia.

Hoje o dia é dele, pois em 18 de fevereiro de 1162 São Teotônio partiu para a glória do Senhor.


Leia também: Santo do dia 19 de fevereiro: São Conrado

Oração para o santo do dia

Separe um tempo do seu dia para direcionar suas preces para São Teotônio repetindo a oração abaixo:

Senhor nosso Deus, que pela palavra e pelo exemplo de São Teotónio reformastes a disciplina religiosa, concedei-nos, por sua intercessão, que, escolhendo o caminho estreito da perfeição cristã, mais facilmente alcancemos a vida eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amém!


Leia também: Santo do dia 20 de fevereiro: Beatos Francisco e Jacinta
Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada:

Gostou? Compartilhe!