.
Santo do dia 18 de dezembro: Nossa Senhora do Ó

Santo do dia 18 de dezembro: Nossa Senhora do Ó

Ao falarmos do Santo do Dia 18 dezembro falamos da festa católica que acontece hoje para Nossa Senhora do Ó. Essa festa também é conhecida na liturgia pelo nome de “Expectação do parto de Nossa Senhora”.

Nossa Senhora, Mãe de Deus, ultrapassa os ímpetos afetivos recorrentes nas mães normais. Ela se eleva ao plano universal e a ela hoje voltamos nossas preces com uma poderosa oração.

Descubra o Santo e Oração para o Dia de Hoje!

Santo do dia 18 de dezembro

santo do dia 18 de dezembro

Entre o povo ela é conhecida como Nossa Senhora do Ó e na liturgia falasse em “Expectação do parto de Nossa Senhora”. O fato é que os dois nomes dados a ela que representa o santo do dia 18 de dezembro têm o mesmo significado e o mesmo objetivo: os anelos santos da Mãe de Deus por ver o seu Filho, Jesus, nascido. Estes anelos são de milhares e milhares de gerações que juntas suspiram pela vinda de Cristo, o Salvador do mundo. Suspiros que vem desde Adão e Eva e que se concentraram e acolheram no Coração de Maria, assim como no mais limpo e puro dos espelhos.

A Expectação, ou seja, expectativa, do parto não é apenas uma ansiedade, o que seria natural em uma mãe jovem que está a espera de seu primeiro filho. Ela é um desejo que é inspirado e sobrenatural daquela que foi “bendita entre as mulheres”, que foi escolhida para ser a Mãe Virgem do Redentor dos homens, para salvação da humanidade.

As melodias executadas no canto gregoriano que colocam a Igreja nos lábios de seus sacerdotes desde esta data até o dia 24 de dezembro, véspera de Natal, sempre começam pela interjeição exclamativa Ó (“Ó Sabedoria… vinde ensinar-nos o caminho da salvação”; “Ó rebento da Raiz de Jessé… vinde libertar-nos, não tardeis mais”; “Ó Emanuel…, vinde salvar-nos, Senhor nosso Deus”). A interjeição é usada como um expoente altíssimo do fervor e dos ardentes desejos da Igreja, que inspiraram o povo da Espanha pela formosa invocação de Nossa Senhora do Ó. Ela demonstra o suspiro pela vinda de Jesus.

A festa de Nossa Senhora do Ó, representante do santo do dia de hoje, foi instituída pelo décimo Concílio de Toledo, no século VI. Este Concílio é lembrado como uma parte ilustre na História da Igreja, pela humilde, dolorosa, edificante e pública confissão do Bispo bracarense, Potâmio, pela leitura do testamento de São Martinho de Dume e também pela presença de três santos de origem espanhola: São Frutuoso de Braga, Santo Eugênio III de Toledo e Santo Ildefonso, que era então abade agaliense.

Antes desta data se comemorava nesta data a Anunciação de Nossa Senhora e a Encarnação do Verbo, mas São Ildefonso deu a esta data o título de “Expectação do parto”.


Leia também: Santo do dia 19 de dezembro: Santo Urbano V


Oração para o santo do dia

A oração para o santo do dia de hoje é voltada para Nossa Senhora do Ó e é muito poderosa para ajudar as mulheres que querem engravidar. Nela, com muita fé, pede-se pela intercessão da Virgem Maria repetindo:

Doce Virgem Maria,

cujo coração foi por Deus preparado

para morada do verbo feito carne

pelas inefáveis alegrias da expectação

do vosso santíssimo parto,

ensinai-nos as disposições perfeitas

de uma íntegra pureza no corpo e na alma,

de uma humildade profunda

no espírito e no coração,

de um ardente e sincero desejo

de união com Deus,

para que o meigo fruto das vossas benditas entranhas,

venha nascer misericordiosamente nos nossos corações,

trazendo-lhes a abundância dos dons divinos,

para redenção dos nossos pecados,

santificação da nossa vida

e obtenção da nossa coroa no Paraíso,

na vossa companhia.

Assim seja.

Amém.


Leia também: Santo do dia 20 de dezembro: São Domingos de Silos


Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.