.
Santo do dia 17 de setembro: São Roberto Belarmino

Santo do dia 17 de setembro: São Roberto Belarmino

Ao falarmos do Santo do Dia 17 de setembro relembramos a figura de um grande jesuíta que ajudou na formação apologética dos pregadores responsáveis na defesa da fé e de teólogos.

Descubra o Santo e Oração para o Dia de Hoje!

Santo do dia 17 de setembro

santo do dia 17 de setembro

O santo do dia 17 de setembro nasceu no centro da Itália, em Montepulciano, no ano de 1542 e foi um grande jesuíta. Roberto Belarmino era muito querido por seus pais e era um jovem de muitas qualidades. Sua família era formada por doze irmãos, e entre eles, cinco eram religiosos.

Quando um colégio foi aberto em Montepulciano por padres da Companhia de Jesus, o santo do dia de hoje foi um dos primeiros alunos a fazer a matrícula, assim como um dos primeiros a se destacar pelo desempenho.

O contato de São Roberto Belarmino com os padres fez com que ele, ainda jovem, mudasse seu desejo de ser médico e passasse a se inclinar para a vida religiosa jesuíta.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Aceito a ajuda! >

Após ter a permissão de seu pai, que ao contrário de sua mãe, havia apresentado certa resistência sobre a opção do filho Belarmino, tomada aos 18 anos, o santo iniciou e então concluiu de forma brilhante sua formação religiosa e também seus estudos de teologia e filosofia. Isso fez com que fosse enviado como professor e pregador em Lovaina, na Bélgica, onde passou dez anos, antes mesmo de ser ordenado sacerdote.

O santo do dia 17 de setembro teve um grande papel na aplicação do Concílio de Trento. Isso porque ele auxiliou na formação apologética de teólogos e de pregadores responsáveis pela defesa da fé. Muito de sua contribuição neste sentido se deu com a escrita da obra de nome “Controvérsia” e de seu livro chamado “Catecismo”.

São Roberto Belarmino também foi diretor espiritual do Colégio Romano. Sob sua responsabilidade estava a formação ascética dos alunos que o respeitavam muito e o admiravam.

Em setembro do ano de 1621 o santo ficou muito doente . Então os confrades foram testemunhas do último diálogo de São Roberto Belarmino com Deus: “Ó meu Deus, dai à minha alma, asas de pomba, para que possa voar para junto de vós”.

No dia 17 de setembro o santo faleceu e recebeu por seus escritos o título de Doutor da Igreja.


Leia também: Santo do dia 18 de setembro: São José de Cupertino


Oração para o santo do dia

Faça suas preces de hoje e repita com fé a oração para o santo do dia:

Ó Deus, nosso Pai, a exemplo de São Roberto Belarmino, fazei-nos amar a vossa Palavra. Em nossas dificuldades, nos momentos desesperançosos de nossa vida, saibamos em Vós buscar alento, força, inspiração e luz para nossos passos. Amém. São Roberto Belarmino, rogai por nós.


Leia também: Santo do dia 19 de setembro: São Januário


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada: