.
Santo do dia 17 de outubro: Santo Inácio de Antioquia

Santo do dia 17 de outubro: Santo Inácio de Antioquia

Hoje celebramos a santidade de Santo Inácio de Antioquia, Santo do Dia 17 de outubro. Ele que teve uma santidade de brilho tão intenso que foi preso por sua liderança na religião cristã. Vamos conhecer hoje a história deste homem de fé ardente, doação completa e singular amor ao Cristo do mártir Inácio, sucessor de São Pedro de Antioquia da Síria.

Descubra o Santo e Oração para o Dia de Hoje!

Santo do dia 17 de outubro

santo do dia 17 de outubro

O santo do dia de hoje conviveu desde sua infância com a primeira gestão dos cristãos. Como Bispo, Santo Inácio foi muito amado em Antioquia e no Oriente todo. Isso se dava graças ao brilho de sua santidade, o que fez com que ganhasse inimigos durante o Império de Trajano, por volta do ano de 107 d.C.

Chamado “Teóforo”, ou seja, portador de Deus, Santo Inácio de Antioquia quando foi transportado para Roma conhecia cristãos de influência na corte imperial que poderiam impedir que ele alçasse o Cristo pelo martírio. Por esta razão, entre tantas correspondências que o santo do dia enviou para as comunidades cristãs, ele escreveu uma escreveu uma carta especial para a Igreja Católica em Roma: “Eu vos suplico, não mostreis comigo uma caridade inoportuna. Permiti-me ser pasto das feras, pelas quais me será possível alcançar Deus, sou trigo de Deus e quero ser moído pelos dentes dos leões, a fim de ser apresentado como pão puro a Cristo. Escutai, antes, as feras, para que se convertam em meu sepulcro e não deixem rasto do meu corpo. Então serei verdadeiro discípulo de Cristo”.

Na mesma correspondência, o santo afirma preciosamente sobre a presença de Jesus Cristo na Eucaristia: “Não encontro mais prazer no alimento corruptível nem nos gozos desta vida, o que desejo é o pão de Deus, este pão que é a carne de Cristo e, por bebida, quero seu sangue, que é o amor incorruptível”.

Foram sete cartas escritas pelo santo do dia de hoje: Epístola a Policarpo de Esmirna, Epístola aos Efésios, Epístola aos Esmirniotas, Epístola aos Filadélfos, Epístola aos Magnésios, Epístola aos Romanos, Epístola aos Tralianos.

No ano de 107 o santo do dia foi atirado às feras no Coliseu. Hoje ele intercede por nós.


Leia também: Santo do dia 18 de outubro: São Lucas


Oração para o santo do dia

Com fé hoje repetimos a oração para o santo do dia:

Deus, nosso Pai, que as palavras de Santo Inácio de Antioquia sirvam hoje para nossa meditação. Animados pelo seu exemplo de fé e de confiança em vós, sejamos fortalecidos pela vossa graça. Assim testemunhemos com nossa vida o Evangelho do Deus vivo e verdadeiro: Oxalá goze eu das feras que estão para mim destinadas e que, faço votos, se mostrem velozes para comigo! Eu mesmo as atiçarei para que me devorem rapidamente, e não seja eu como alguns, a quem, cheias de medo, elas não se atrevem a tocar. E se elas não quiserem aquilo que de boa vontade se lhes oferece, eu mesmo as obrigarei. Perdoai-me, eu sei o que me convém. Agora começo a ser discípulo. Nenhuma coisa, visível nem invisível, seja posta diante de mim por má vontade, impedindo-me alcançar Jesus Cristo.


Leia também: Santo do dia 19 de outubro: São Paulo da Cruz


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada: