.
Santo do dia 17 de janeiro: Santo Antão

Santo do dia 17 de janeiro: Santo Antão

Um exemplo de castidade, obediência e pobreza. Assim foi a história do Santo do Dia 17 de janeiro, Santo Antão.

Descubra o Santo e Oração para o Dia de Hoje!

História do Santo do Dia 17 de janeiro

O santo do dia de hoje nasceu no Egito, no ano de 251 e faleceu aos 105 anos. Vale dizer que o tempo que viveu não é tão importante quanto a qualidade de sua vida. Santo Antão viveu com a qualidade de vida santa que apenas Jesus Cristo poderia lhe proporcionar. Quando ainda tinha 20 anos, Santo Antão já era órfão de pais e herdou muitos bens materiais. Contudo, seu maior bem deixado pelos pais foi sua educação cristã. Quando entrou em uma igreja e ouviu a proclamação da Palavra de Deus, ele deixou de lado o jovem rico e passou a seguir a Cristo, que o chamava para deixar de tudo e segui-lo totalmente.

Santo Antão, o santo do dia de hoje, vendeu então parte de seus bens para garantir a formação de sua mãe, que entrou também para uma vida religiosa. Passo a passo, Santo Antão foi buscando a vontade do Senhor. Ele então deparou-se com outra palavra de Deus em sua vida: “Não vou preocupeis, pois, com o dia de amanhã. O dia de amanhã terá as suas preocupações próprias. A cada dia basta o seu cuidado”(Mt 6,34).

O Espírito Santo iluminou ao santo do dia de hoje e ele então decidiu abandonar todas as coisas materiais para viver como um eremita. Santo Antão sabia que na região existiam homens que eram dedicados à leitura, à oração e à meditação, e assim foi aprender tudo isso, especialmente a orar e a contemplar. Sua santidade e sua fama foram crescendo desta forma. Santo Antão sentiu-se então chamado a viver em um local que estava muito abandonado, que era um cemitério onde muitos diziam que almas viviam, motivo pelo qual era inabitável. Mas assim como qualquer outro santo, Santo Antão não vivia de crendices, e então foi morar neste lugar. Descobriu então que eram serpentes que ali viviam e por isso ninguém se aproximava. O fato é que a imaginação dos seres humanos vê coisas onde elas não existem.

O santo do dia construiu ao redor do cemitério muros e ali ficou vivendo em penitência e meditação. Pessoas que ao redor viviam lhe davam comida e pão por cima dos muros e ele as aconselhavam. Após um tempo de sua morada no local, muitos passaram a querer viver como Santo Antão. Foi assim que no local surgiram os monges e o santo foi construindo lugares para aqueles que queriam viver a santidade, segundo seus passos. Santo Antão foi um homem que viveu na verdade, na alegria e na misericórdia. Ele foi abada, pai, exemplo para toda a vida religiosa. É símbolo de castidade, pobreza e obediência.
Leia também: Santo do dia 18 de janeiro: Santa Margarida da Hungria

Oração para Santo Antão

Conheça a poderosa oração para Santo Antão e alcance todas as suas preces:

Ó Deus, que permitistes que, mesmo na solidão de uma gruta, no deserto, o demónio perturbasse Santo Antão com violentas tentações, mas lhe destes força de vencê-las, enviai-me, do céu, o vosso socorro, porque eu vivo num ambiente minado de tentações que me agridem, pelo rádio, televisão, novelas, bailes, cinemas, revistas, propagandas e maus companheiros.
Santo Antão, ficai sempre ao meu lado; vós que vencestes o demónio, na aparência de um bicho imundo, me dareis força na tentação. Na hora da tentação, socorrei-me Santo Antão.

Amém.

Leia também: Santo do dia 19 de janeiro: São Canuto
Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada:

Gostou? Compartilhe!