.
Santo do dia 17 de agosto: São Jacinto

Santo do dia 17 de agosto: São Jacinto

O Santo do Dia 17 de agosto foi um pregador em Cracóvia, na Polônia. Lá São Jacinto pregava a cruzada contra os Prussianos. Testemunho de fé, hoje conhecemos sua história e oração.

Descubra o Santo e Oração para o Dia de Hoje!

Santo do dia 17 de agosto

santo do dia 17 de agosto

Nascido no ano de 1183 em Cracóvia, na Polônia, o santo do dia 17 de agosto nasceu se chamando Jacó. Foi com o apoio da família que ele acabou ingressando para a vida religiosa e assim conheceu São Domingos de Gusmão, em Roma, no ano de 1221. Assim o santo do dia passou a fazer parte da família Dominicana, onde recebeu o nome de Frei Jacinto.

Documentos mostram que no ano de 1228 São Jacinto pregava em Cracóvia, no convento da Santíssima Trindade. Em 15 de agosto de 1257 ele faleceu.

O santo do dia de hoje era parente do Bispo de Cracóvia e durante sua vida foram fundados os conventos de Breslau, Dantziga e Sandomir.

No ano de 1228, a partir do capítulo geral dominicano de Paris, São Jacinto junto de outros dominicanos foi transferido para a Rússia. Foi lá que sua evangelização pode também atingir os Balcãs, a Prússia e a Lituânia. Eles então substituíram os Cistercienses, que eram menos preparados. Contudo, em 1241 e 1242 os Tártaros destruíram diversos conventos e fizeram assim muitos mártires.

Após a passagem deles, a obra apostólica pode ser retomada e então São Jacinto retornou para a Cracóvia. Ele é considerado até hoje o apóstolo da Polônia.

Desde o ano de 1260, três anos após o falecimento do santo do dia 17 de agosto, o seu túmulo atrai muitos peregrinos. Chegou a abranger inclusive toda a Polônia.

O Papa Clemente VIII canonizou o santo do dia de hoje, São Jacinto, no ano de 1594.


Leia também: Santo do dia 18 de agosto: Santa Helena


Oração para o santo do dia

Na oração para o santo do dia de hoje pedimos a Deus que nos conceda diariamente sua proteção e que possamos ter o mesmo fervor apostólico que teve o servo São Jacinto, que introduziu a Ordem Dominicana na Polônia. Com fé colocamos nossas preces rezando:

Concedei-nos, Senhor, a proteção para nossos dias, e dai-nos o fervor apostólico como o de Vosso servo, São Jacinto, introdutor da Ordem Dominicana na Polônia. Amém.


Leia também: Santo do dia 19 de agosto: São João Eudes


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada:

Gostou? Compartilhe!