.
Santo do dia 16 de julho: Nossa Senhora do Carmo

Santo do dia 16 de julho: Nossa Senhora do Carmo

Quando olhamos para a história da Igreja não podemos deixar de tratar a doce e linda figura de Maria, a Mãe de Deus. Hoje falamos d’Ela, que aqui representa o Santo do Dia 16 de julho, na figura de Nossa Senhora do Carmo. Em primeiro lugar colocamos a devoção do escapulário de Nossa Senhora do Carmo.

Descubra o Santo e Oração para o Dia de Hoje!

Santo do dia 16 de julho

santo do dia 16 de julho

A história de nossa Santa Igreja é marcada pelos homens de Deus, mas da mesma forma tem marcas da dor, fervor e amor de Nossa Senhora, a Virgem Maria, Mãe de Deus. Hoje, ao falarmos do santo do dia, falaremos da Ordem dos Carmelitas, a qual o cardeal Piazza testemunha: “O Carmo existe para Maria e Maria é tudo para o Carmelo, na sua origem e na sua história, na sua vida de lutas e de triunfos, na sua vida interior e espiritual”.

A palavra Carmelo vem do Hebraico. “Carmo” significa vinha, enquanto “elo” significa senhor. Isto quer dizer que Carmelo significa “Vinha do Senhor”. Este nome nos remete à famosa montanha localizada na Palestina. De lá veio o profeta Elias e o sucesso Elizeu. Os dois fizeram história com Deus e com Nossa Senhora, pois esta foi prefigurada por Elias em uma pequena nuvem (cf. I Rs 18,20-45).

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Aceito a ajuda! >

Os dois profetas participaram da Obra Carmelita. Esta vingou apenas devido à intervenção de Maria. Isso porque a parte dos monges do Carmelo que sobreviveram da perseguição dos muçulmanos (séc XII) chegaram fugidos do continente europeu e escolheram São Simão Stock como superior geral. Ele, por sua vez, no dia 16 de julho, estava intercedendo com seu Terço, quando então Nossa Senhora lhe apareceu com um escapulário e então lhe disse: “Recebe, meu filho, este escapulário da tua Ordem, que será o penhor do privilégio que eu alcancei para ti e para todos os filhos do Carmo. Todo o que morrer com este escapulário será preservado do fogo eterno”.

Depois disso, diversos Papas promoveram a utilização do escapulário de Nossa Senhora do Carmo, que representa o santo do dia de hoje, e Pio XII chegou a escrever: “Devemos colocar em primeiro lugar a devoção do escapulário de Nossa Senhora do Carmo – e ainda – escapulário não é ‘carta-branca’ para pecar; é uma ‘lembrança’ para viver de maneira cristã, e assim, alcançar a graça duma boa morte”.


Leia também: Santo do dia 17 de julho: Bem-aventurado Inácio de Azevedo


Oração para o santo do dia 16 de julho

Na oração para o santo do dia 16 de julho voltamos nossas preces para Nossa Senhora do Carmo:

Ó Virgem Maria, Mãe e Rainha do Carmelo, tu estiveste unida de modo admirável ao mistério da Redenção; tu acolheste e conservaste no coração a Palavra de Deus e perseveraste com os Apóstolos em oração esperando o Espírito Santo. Em ti, como numa imagem perfeita, vemos realizado o que desejamos e esperamos ser na Igreja. Ó Virgem Maria, Estrela mística do Monte Carmelo, ilumina-nos e guia-nos no caminho da perfeita caridade e atrai-nos para a contemplação do rosto do Senhor. Cuida de nós com amor, e reveste os teus filhos com o teu santo Escapulário, sinal da tua proteção, e que a tua presença ilumine os nossos caminhos e nos faça chegar ao monte da salvação, que é Cristo Jesus, teu Filho e Senhor nosso. Amém.


Leia também: Santo do dia 18 de julho: São Francisco Solano


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada:

Gostou? Compartilhe!