.
Santo do dia 16 de fevereiro: Santo Onésimo

Santo do dia 16 de fevereiro: Santo Onésimo

O Santo do Dia 16 de fevereiro foi um grande Discípulo de São Paulo. Bispo e mártir, Santo Onésimo ficou conhecido como o “coração de São Paulo”.


Descubra o Santo e Oração para o Dia de Hoje!

Santo do dia 16 de novembro

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Aceito a ajuda! >

Não se sabe muito sobre a vida de Santo Onésimo, o santo do dia 16 de fevereiro. O pouco que se tem conhecimento sobre este homem santo é o que foi testemunhado na carta de São Paulo a Filémon.

Ela, que começa assim “Paulo, prisioneiro de Jesus Cristo, e seu irmão Timóteo, a Filémon, nosso muito amado colaborador” (Filémon 1,1), diz que em uma missão São Paulo encontrou um fugitivo escravo chamado Onésimo. Este por sua vez tinha nome que em grego significa ‘útil’.

Segundo o relato, Santo Onésimo teria abandonado a casa de seu senhor, e possivelmente ele teria levado os bens deste senhor consigo. A partir do versículo 8 da carta então, São Paulo pede para seu amigo Filémon uma intercessão.

Na carta Paulo explicava que ainda que ele tivesse plena autoridade em Cristo para dizer qual seria a obrigação de Filémon, ele preferia lhe pedir que fizesse algo apelando pela sua caridade. Ele suplicava em favor do amigo que fez na prisão, Santo Onésimo.

São Paulo teve uma relação de amor com Onésimo. Por isso teve esta expressão de gerar, cuidar, evangelizar a este. Contudo, São Paulo sabia que Santo Onésimo deveria ir encontrar Filémon.

Assim, São Paulo prosseguia com a mensagem de sua carta dizendo a Filémon que Santo Onésimo poderia ter sido de pouca serventia para o amigo, mas que para ele poderia ser útil. Além disso escreveu: “Torno a enviá-lo para junto de ti e é como se fosse o meu próprio coração, que é amor do apóstolo, um amor que se compadece e que toma a causa”.

Após a mensagem, Onésimo não precisou ir ao encontro de FIlémon, pois este o dispensou e o perdoou.

Depois deste ocorrido, Santo Onésimo, santo do dia de hoje, ajudou São Paulo em sua missão. Além disso o santo do dia 16 de fevereiro chegou a ser escolhido como Bispo, que, por amor a Cristo, deixou-se apedrejar, perdoando a todos e sendo testemunho para os cristãos.

Além disso, Santo Onésimo deixou seu testemunho de que mesmo tendo sido escravo e de ter uma condição social ruim, isso não o impedir de buscar a verdade de Cristo.


Leia também: Santo do dia 17 de fevereiro: Sete Santos fundadores da Ordem dos Servitas

Oração para o santo do dia

Separe uns minutos do seu dia e faça suas preces para o santo do dia, Santo Onésimo:

São Onésimo que tivestes a graça de terdes como um grande amigo, ao apóstolo Paulo através de quem renascestes para uma outra vida, daí a graça a todos esses que por falta de oportunidade de conhecer a Jesus Cristo perambulam pelas ruas da cidade a cometer graves delitos. Inspirai aos cristãos, a Igreja e aos governantes para que através da graça de Deus possam eles também obter de Nosso Senhor uma nova vida em Cristo Jesus. Amém!


Leia também: Santo do dia 18 de fevereiro: São Teotônio
Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada: