.
Santo do dia 15 de julho: São Boaventura

Santo do dia 15 de julho: São Boaventura

O Santo do Dia 15 de julho era um homem de muita ciência. Ainda assim, São Boaventura era uma pessoa de muita humildade e de conhecimento de Deus.

Descubra o Santo e Oração para o Dia de Hoje!

Santo do dia 15 de julho

santo do dia 15 de julho

São Boaventura nasceu no ano de 1218, em Bagnoregio, no centro da Itália. Certa vez, quando o santo do dia 15 de julho ficou muito doente, ele recebeu a cura por meio de uma oração feita por São Francisco de Assis. Este o tomou nos braços quando percebeu a graça e disse “Ó, boa ventura”.

O santo do dia de hoje entrou depois para a Ordem Franciscana e, pela mortificação dos sentidos e muita oração, ele exerceu a sua vocação franciscana, assim como o sacerdócio na santidade.

São Boaventura foi bispo e também reconhecido doutor da Igreja. Foi ele quem chamou pescadores e camponeses para o seguirem no carisma de Francisco de Assis, assim como homens cultos da ciência.

Ele tinha o costume de registrar o que vivia. Entre seus escritos temos: “Não basta a leitura sem a unção, não basta a especulação sem a devoção, não basta a pesquisa sem maravilhar-se; não basta a circunspecção sem o júbilo, o trabalho sem a piedade, a ciência sem a caridade, a inteligência sem a humildade, o estudo sem a graça”.

E vale ressaltar que mesmo antes de se destacar como bispo, São Boaventura já chamava a atenção pela sua cultura e pela ciência teológica. Por esta razão, o século XIII foi caracterizado como o tempo de sínteses teológicas, graças também ao que foi feito por Santo Alberto Magno e Santo Tomás de Aquino.

Em um certo dia, um frei perguntou ao santo do dia 15 de julho se poderia se salvar, ján que ele desconhecia a ciência teológica. São Boaventura então respondeu: “Se Deus dá ao homem somente a graça de poder amá-Lo isso basta… Uma simples velhinha poderá amar a Deus mais que um professor de teologia”.

Aos 56 anos de idade São Boaventura partiu para seu repouso eterno.


Leia também: Santo do dia 16 de julho: Nossa Senhora do Carmo


Oração para o santo do dia

Com fé, repita a oração de hoje:

Ó bondoso São Boaventura, por uma especial graça de Deus, fostes escolhidos para ser zeloso doutor de pastor da Igreja de Jesus Cristo, para louvar vosso privilégio. Vós sois agradáveis diante de Deus, pela missão de pastor, honrastes e defendestes a Igreja de Jesus, pelo encargo confiado de preparar o segundo concílio de Lião. Pelo crédito que gozam vossas orações jundo de Jesus e Maria, encontrastes no vosso trabalho a expressão generoso da caridade, em favor do bem comum. Soubestes ensinar e vivenciar a caridade, como fundamento da doutrina de Jesus Cristo. Por isso, Deus vos abençoou. E nós vos louvamos, agradecemos a Deus por termos como nosso padroeiro. Neste encontro de irmãos, lembrados de vossas virtudes, vos pedimos que nos alcanceis de Jesus, o Filho de Deus, viveremos unidos a Ele, pela vida em família, no testemunho de vosso trabalho e pela esperança cristã que os vossos sofrimentos cristamente assumidos, sejam para nós a garantia da ressurreição. Deus honra, glória e louvor. Amém!


Leia também: Santo do dia 17 de julho: Bem-aventurado Inácio de Azevedo


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada: