.
Santo do dia 14 de dezembro: São João da Cruz

Santo do dia 14 de dezembro: São João da Cruz

O Santo do Dia 14 de dezembro é conhecido como “doutor místico” e deixou seu testemunho de fé. Hoje nos voltamos a conhecer a história de São João da Cruz.

Descubra o Santo e Oração para o Dia de Hoje!

Santo do dia 14 de dezembro

santo do dia 14 de dezembro

São João da Cruz, santo do dia de hoje, nasceu no ano de 1542 em Fontiveros, na Espanha. Ele era filho de Gonçalo e Catarina, dois pobres tecelões e ficou muito novo órfão de pai, o que fez com que a mãe passasse muitas dificuldades na sustentação dos três filhos: Francisco, João e Luís, havendo o último morrido criança.

O santo do dia de hoje ainda novo, usando seu nome de batismo, João de Yepes, já mostrou que tinha inclinação para os estudos. Por esta razão, sua mãe o envio para o Colégio da Doutrina.

No ano de 1551 um colégio em Medina, centro comercial de Castela, foi fundado pelos padres jesuítas e foi ali que São João da Cruz estudo Ciências Humanas.

Aos 21 anos de idade São João da Cruz sentiu seu chamado para a vida religiosa e foi quando ele entrou para a Ordem Carmelita, e lá pediu o hábito.

Em seu tempo livre o santo do dia gostava de visitar os doentes nos hospitais, sempre os servindo como enfermeiro. Foi a partir dali que passou a ser chamado de João de Santa Maria.

Depois disso, não demorou muito para que ele fosse destinado para o colégio de Santo André, graças a seu talento e à sua virtude. Este colégio pertencia à Ordem, em Salamanca, ao lado da Universidade famosa da região. Foi lá que ele estudou Artes e Teologia e também foi neste colégio que o São João da Cruz foi nomeado “prefeito dos estudantes”, mostrando assim que ele era estimado pelos demais e que tinha bom aproveitamento.

No ano de 1567 o santo do dia 14 de dezembro foi ordenado sacerdote.

Como desejava uma disciplina mais rígida, São João quase deixou a Ordem para entrar na Ordem dos Cartuxos, mas acabou por se encontrar com a reformadora dos Carmelos, Santa Teresa D’Ávila, que tinha autorização para a reforma dos conventos para homens.

São João da Cruz teve empenho na reforma e foi assim que conheceu o sofrimento, as perseguições e também outras muitas resistências. Ele chegou até mesmo a ficar preso durante nove meses em um convento em Toledo, até que finalmente conseguiu fugir.

Pregador, escritor, místico e poeta, o santo do dia de hoje faleceu após uma enfermidade, no ano de 1591, aos 49 anos de idade. Sua canonização se deu no ano de 1726, e em 1926 o Papa Pio declarou o santo Doutor da Igreja.


Leia também: Santo do dia 15 de dezembro: Santa Cristiana


Oração para o santo do dia

Com fé hoje repita a oração para São João da Cruz:

Senhor, pelos méritos de São João da Cruz, dai-me a graça de transformar em bênçãos, os reveses da vida. Pelo Vosso poder, livrai-me das lamentações, da preguiça, do desânimo, da falta de fé. Diante dos problemas diários, que eu saiba sempre encontrar motivos para crescer espiritualmente, nunca Vos perguntando o “por que” e sim o “para quê”. Por intercessão de São João da Cruz, concedei-me o dom da perseverança e a graça que hoje vos peço. Amém.


Leia também: Santo do dia 16 de dezembro: São José Moscati


Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.