.
Santo do dia 13 de dezembro: Santa Luzia

Santo do dia 13 de dezembro: Santa Luzia

Protetora dos olhos, Santa Luzia é a representante do Santo do Dia 13 de dezembro. Ao estudarmos sua história descobrimos que ela se desfez de todos os seus bens e favoreceu os pobres com suas riquezas materiais, e em seguida foi acusada por um jovem que desejava se casar com ela.

Descubra o Santo e Oração para o Dia de Hoje!

Santo do dia 13 de dezembro

santo do dia 13 de dezembro

O santo do dia de hoje é representante por Santa Luzia, cujo nome deriva do latim e quer dizer “portadora da luz”. Até hoje ela é invocada pelos fiéis cristãos como sendo a protetora dos olhos, eles que são a “janela da alma”, o canal de luz.

Nascida no fim do século III em Siracusa, na Itália, Santa Luzia fazia parte de uma família italiana rica. Ela recebeu uma ótima formação cristã e chegou assim a fazer voto de viver a virgindade perpétua. Quando seu pai morreu, Luzia soube que sua mãe, Eutícia, tinha a intenção de casá-la com um jovem de uma família distinta, mas que era pagão.

A santa que representa o santo de hoje então pediu um tempo para discernimento. No mesmo período sua mãe ficou gravemente doente e Santa Luzia lhe propôs que ambas fossem em romaria até o túmulo da mártir Santa Águeda, localizado em Catânia. Ela sugeriu à sua mãe que a cura daquela grave doença seria então a confirmação do seu “não” para o matrimônio.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Aceito a ajuda! >

Segundo a tradição, milagrosamente Eutícia se curou da grave doença quando chegaram ao destino da romaria. Foi assim que Santa Luzia voltou para sua cidade tendo como certeza de que era vontade de Deus que mantesse sua virgindade.

A santa então se desfez de tudo e deu seu dinheiro aos pobres. Seu até então pretendente então a acusou. Ela não quis oferecer sacrifício a falsos deuses e tão pouco se permitiu quebrar seu santo voto, o que a fez ser perseguida pelas autoridades. Pascásio, prefeito da cidade, quis desonrar a virgem, mas ninguém pode arrastá-la. Ela foi firme como um monte de granito, o que fez com que mesmo várias juntas de bois não tivessem capacidade de levá-la. Ela foi mártir, tendo sido decapitada em 303.

Segundo a tradição, antes que a santa morresse, seus olhos foram arrancados.


Leia também: Santo do dia 14 de dezembro: São João da Cruz


Oração para o santo do dia

Na oração para o santo do dia de hoje voltamos nossas preces para Santa Luzia repetindo:

Ó Santa Luzia, que preferistes que vossos olhos fossem vazados e arrancados antes de renegar a sua fé e compuscar vossa alma; e Deus com um milagre extraordinário, vos devolveu dois olhos perfeitos para recompensar vossa virtude e vossa fé, e vos constituiu protetora contra as doenças dos olhos.

Eu recorro a vós para que protejais minhas vistas e cureis a doença de meus olhos.

Ó Santa Luzia conservai a luz dos meus olhos para que possa ver as belezas da criação o brilho do sol, o colorido das florestas e o sorriso das crianças.

Conservai também os olhos de minha alma, a fé , pela qual eu possa compreender seus ensinamentos, reconhecer o seu amor para comigo e nunca errar o caminho que me conduzirá onde vós Santa Luzia, vos encontrais , em companhia dos Anjos e Santos.

Santa Luzia, protegei meus olhos e conservai minha fé. Amém.


Leia também: Santo do dia 15 de dezembro: Santa Cristiana


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada: