.
Santo do dia 12 de agosto: Santa Joana Francisca de Chantal

Santo do dia 12 de agosto: Santa Joana Francisca de Chantal

O Santo do Dia 12 de agosto traz como representante uma mulher que foi exemplo de mãe, jovem, irmã, e religiosa. Santa Joana Francisca de Chantal é lembrada por ter seguido o exemplo de Maria, junto de suas irmãs, e ter feito um grande bem para a sociedade e para toda a Igreja.

Descubra o Santo e Oração para o Dia de Hoje!

Santo do dia 12 de agosto

santo do dia 12 de agosto

Nascida no ano de 1572, em Dijon, na França, Santa Joana Francisca de Chantal é a representante do santo do dia de hoje e também é modelo de santidade.

Santa Joana ficou órfã de mãe quando ainda era apenas uma criança. Seu pai era um homem de caráter exemplar. Ele atuava como presidente da câmara dos vereadores e, devido maquinações políticas, ele chegou a sofrer com a pobreza e também muitas humilhações.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Aceito a ajuda! >

De sua família Santa Joana Francisca de Chantal recebeu a riqueza da fé. Aos 5 anos ela já deu um exemplo marcante quanto a presença de Jesus no Santíssimo Sacramento. Ela fez isso ao falar a um calvinista que questionava o pai: “O Senhor Jesus Cristo está presente no Santíssimo Sacramento, porque Ele mesmo o disse. Se pretendeis não aceitar o que Ele falou, fazeis dele um mentiroso”.

Aos 20 anos de idade, a santa representante do santo do dia se casou com um Barão, o Barão de Chantal. Com ele Santa Joana Francisca teve quatro filhos que foram educados com o exemplo. A santa sempre se mostrou humilde e caridosa com o esposo, filhos e empregados. Ela amava e era muito amada.

Seu esposo acabou morrendo vítima de um tiro durante uma caça e apenas com a graça de Deus Santa Joana pode perdoar os causadores e com coragem educar a seus filhos.

Quando já era viúva, a santa conheceu o Bispo Francisco de Sales. Ele a assumiu em direção espiritual e encontrou nela a pessoa ideal para a fundação de uma nova Ordem religiosa no ano de 1604; Foi a partir daí que começou uma das mais belas amizadas sobre a qual se tem conhecimento entre os santos da Igreja.

Já com os seus filhos educados, Santa Joana Francisca de Chantal encontrou resistência de seus familiares diante do chamado que ela recebeu de Cristo. Ainda assim, tornou-se a fundadora das Irmãs da Visitação de Nossa Senhora.

Santa Joana faleceu no ano de 1641, em Moulins. Nesta época, noventa casas de sua Ordem já existiam na França. Ela foi canonizada em 12 de agosto de 1767.


Leia também: Santo do dia 13 de agosto: Santos Ponciano e Hipólito


Oração para o santo do dia

Com fé repetimos a oração para o santo do dia:

Senhor, que destes a Santa Joana Francisca a graça de atingir a santidade através de diferentes estados de vida, concedei-nos, por sua intercessão, que, vivendo fielmente a nossa vocação, demos sempre testemunho da vossa luz. Por Nosso Senhor.


Leia também: Santo do dia 14 de agosto: São Maximiliano Maria Kolbe


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada: