.
Santo do dia 11 de setembro: São João Gabriel Perboyre

Santo do dia 11 de setembro: São João Gabriel Perboyre

O Santo do Dia 11 de setembro foi um missionário na China, sendo inclusive o primeiro do país a ser declarado santo pela Igreja. Hoje conheceremos a história de São João Gabriel Perboyre.

Descubra o Santo e Oração para o Dia de Hoje!

Santo do dia 11 de setembro

santo do dia 11 de setembro

O santo do dia de hoje nasceu em 5 de janeiro de 1802 em Mongesty, na França, sobre o nome de João Gabriel Perboyre. Sua família numerosa era de agricultores que viviam profundamente a fé cristã.

São João Gabriel Perboyre era o primeiro dos oito filhos gerados por seus pais e foi educado para que seguisse a profissão do pai. Contudo, o menino desde muito novo era muito piedoso e demonstrou já em sua infância a vocação religiosa. Desta forma, aos catorze anos de idade, junto de dois dos seus irmãos – Luís e Tiago – o santo do dia 11 de setembro decidiu seguir o exemplo de seu tio Jacques Perboyre que era sacerdote.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Aceito a ajuda! >

O santo ingressou na Congregação da missão que havia sido fundada por São Vicente de Paulo. Ali sua intenção era se tornar um padre vicentino ou lazarista, como também são conhecidos os sacerdotes desta Ordem.

São João Gabriel recebeu sua ordenação sacerdotal no ano de 1826. O santo do dia ficou em Paris por alguns anos atuando como professor e diretor nos seminários vicentinos. Contudo, o desejo do santo do dia era ser missionário na China, onde há pouco tempo o Padre Clet havia sido martirizado e onde os vicentinos atuavam.

No ano de 1832 o irmão de São João Gabriel, o Padre Luís, foi designado para ir para o local. No caminho morreu em pleno mar, antes mesmo de chegar nas Missões na China. Desta forma, o santo do dia pediu para ir para lá para substituí-lo. Ele foi atendido e chegou em Macau três anos depois, no ano de 1835, e deixou registrado: “Eis-me aqui. Bendito o Senhor que me guiou e trouxe”.

Nesta Missão o santo aprendeu a se disfarçar de chinês, já que a presença dos estrangeiros era proibida por lei no local. O santo do dia estudou o idioma e os costumes da China e seguiu para ser missionário nas dioceses Ho-Nan e Hou-Pé.

Um dia, no entanto, São João Gabriel foi denunciado e acabou sendo preso na perseguição de 1839. Por um ano ele foi mantido em cativeiro e sofreu cruéis torturas, até que foi amarrado na cruz e estrangulado no dia 11 de setembro de 1840.

Quase cinquenta anos depois, em 1889, ele foi beatificado em 1889. Já no ano de 1996 foi proclamado santo pelo Papa João Paulo II.


Leia também: Santo do dia 12 de setembro: São Nilo


Oração para o santo do dia

Hoje voltamos a oração do santo do dia para São João Gabriel Perboyre:

Deus eterno e todo-poderoso, que destes a Beato João Gabriel Perboyre a graça de lutar pela justiça até a morte, concedei-nos, por sua intercessão, suportar por vosso amor as adversidades, e correr ao encontro de vós que sois a nossa vida. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.


Leia também: Santo do dia 13 de setembro: São João Crisóstomo


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada:

Gostou? Compartilhe!